APÓS CHUVAS NO RS

Enchentes no RS: Governo anuncia plano emergencial de voos comerciais para a região

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, a expectativa é que a operação comece na sexta-feira (10), com 116 voos na malha aérea

Por Gabriela Oliva
Publicado em 09 de maio de 2024 | 16:55
 
 
 
normal

BRASÍLIA. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, divulgou nesta quinta-feira (9) um plano de ações com 116 voos comerciais para o transporte aéreo para auxiliar os moradores dos mais de 400 municípios do Rio Grande do Sul, impactados pelas intensas chuvas que já causaram 108 mortes.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, a expectativa é que a operação comece na sexta-feira (10). Atualmente, são 7 mil assentos disponíveis nos aeroportos regionais por semana. Com a nova iniciativa, a expectativa é que chegue a 20 mil.

Durante a reunião, Costa Filho apresentou detalhes sobre a rede de transporte aéreo do Rio Grande do Sul, que será parcialmente auxiliada pelos aeroportos regionais tanto do Estado quanto de Santa Catarina.

A malha aérea emergencial para o RS inclui partidas pelos seguintes aeroportos: 

Rio Grande do Sul

  • Caxias do Sul, com 25 voos semanais;
  • Partidas por Santo Ângelo, com 2 voos semanais;
  • Incrementos de aeronaves em Passo Fundo, com 16 voos semanais; 
  • Pelotas, com até 5 voos semanais;
  • Santa Maria, com até 2 voos semanais;
  • Uruguaiana, com 3 voos semanais;
  • Canoas, com 35 voos semanais e 5 voos diários.

Santa Catarina

  • Florianópolis, com 21 voos semanais;
  • e Jaguaruna, com 7 voos semanais.

O ministro também falou sobre a situação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), que está com as operações suspensas por tempo indeterminado devido às enchentes. O Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal (PF) assumiu na quarta-feira (8) a segurança do aeroporto, em meio a ameaças de saques.

"A situação do aeroporto está delicada, com 2,5 metros de água, pátio e pista alagados, assim como toda a área interna do aeroporto. Todo o funcionamento do aeroporto está debaixo d'água. Estamos aguardando a água baixar para avaliar os danos, o impacto na pista e áreas terminais, para a partir daí saber como ficarão as operações em Porto Alegre e quais investimentos serão necessários", afirmou o ministro.

Saiba onde levar roupas e mantimentos para vítimas do RS

Mobilizações no Brasil inteiro estão garantindo itens de sobrevivência básica para doar às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Em Belo Horizonte, por exemplo, diversas entidades e empresas privadas estão recolhendo esses itens, além de ajudas financeiras, para fazer as doações. Veja a lista de locais que estão recolhendo donativos para as vítimas das enchentes no RS. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!