BRASÍLIA - A equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua reforçando o escopo de campanhas patrióticas nas redes sociais e publicou, nesta sexta-feira (18/7), uma nova peça com a legenda "Sextou com S de Soberania".
A postagem é feita horas depois da operação da Polícia Federal (PF) contra Jair Bolsonaro (PL) para aplicação de medidas cautelares, que incluem o monitoramento do ex-presidente por tornozeleira eletrônica.
A peça da Secretaria de Comunicação é embalada por uma música que repete o teor de bordões como "Brasil dos brasileiros" e endossa a campanha pela soberania do país diante do tarifaço de Donald Trump. "Nosso país é soberano e você vai ter que respeitar", diz um dos versos. "Quem manda no Brasil é o povo brasileiro", repete outro.
O próprio presidente Lula adotou com maior ênfase, mais recentemente, esse tom patriótico em suas declarações. Nessa quinta-feira (17/7), ele se dirigiu à população brasileira em uma manifestação em cadeia nacional de TV e rádio classificando como "chantagem inaceitável" a postura do presidente norte-americano ao impôr sobretaxas aos produtos brasileiros.
Lula também citou indiretamente Jair Bolsonaro e aliados dele em sua declaração. "Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros. São os verdadeiros traidores da pátria", afirmou.