Precaução

Aliados do governo esperam 7/9 calmo, mas ressaltam que ‘todo cuidado é pouco'

A preocupação está relacionada aos atos do 8 de janeiro, quando ocorreram depredações e invasões aos prédios dos Três Poderes, em Brasília (DF)

Por Gabriela Oliva
Publicado em 07 de setembro de 2023 | 08:30
 
 
 
normal

Aliados do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estão confiantes de que o desfile do 7 de Setembro, em Brasília, irá ocorrer “dentro da normalidade institucional” e “sem intercorrências”.

De acordo com informações obtidas pela equipe de reportagem de O Tempo na capital federal, até o momento, não foram identificadas ameaças à segurança do desfile.

A Secretaria de Comunicação Social (Secom), a Secretaria-Geral e os ministérios realizaram várias reuniões ao longo da terça-feira (5) para finalizar os preparativos para o evento que acontecerá na quinta (7). 

Apesar do otimismo que permeia os preparativos, ainda persiste uma preocupação em relação à possível exacerbação dos ânimos, especialmente em função dos atos ocorridos em 8 de janeiro, quando houve depredações e invasões aos edifícios dos Três Poderes, em Brasília. 

Nesse sentido, as autoridades permanecem cautelosas e vigilantes, compreendendo que a prudência é fundamental para garantir a tranquilidade do evento. “Todo cuidado é pouco”,  disse uma fonte.

Por isso, toda a Esplanada dos Ministérios e os prédios dos Três Poderes terão segurança extremamente reforçada. Além do reforço no policiamento em toda a região central, com a mobilização de tropas especializadas, haverá intervenções no trânsito e o fechamento da Esplanada dos Ministérios para a circulação de veículos nesta quarta (6), véspera do desfile. 

Linhas de revistas serão instaladas nos acessos à área da cerimônia, que contará com arquibancadas e palanques de acesso exclusivo para autoridades e o público. O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, e prédios públicos receberão proteção por meio de gradis.

Também será proibido o porte de objetos pontiagudos, garrafas de vidro, hastes de bandeiras e outros materiais que possam colocar em risco a segurança do público presente. A utilização de drones no espaço aéreo local também será restrita, exigindo autorização prévia.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!