Pernambuco

Após chuvas, Bolsonaro anuncia que irá a Recife na manhã de segunda-feira

Ministros de quatro pastas já estão em Pernambuco por determinação do governo federal para acompanhar os estragos e definir ações

Por Lucyenne Landim
Publicado em 29 de maio de 2022 | 10:37
 
 
 
normal

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou que irá a Recife, capital de Pernambuco, na manhã de segunda-feira (30), para acompanhar os impactos das fortes chuvas que atingiram a região. Neste domingo (29), autoridades registram 44 mortes e 56 pessoas desaparecidas na Grande Recife.

“Na manhã de segunda (30/maio) me deslocarei para Recife para, in loco, melhor se inteirar da tragédia”, disse Bolsonaro por meio do Twitter.

“O nosso governo disponibilizou, desde o primeiro momento, todos os seus meios para socorrer aos atingidos, aí incluído as Forças Armadas”, acrescentou, se referindo, também às chuvas em Alagoas.

Veja a íntegra da publicação abaixo:

Os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, de Turismo, Carlos Brito, e da Cidadania, Ronaldo Bento, estão em Pernambuco por determinação do governo federal para acompanhar os estragos e definir ações.

No sábado (28), Bolsonaro havia anunciado em suas redes sociais, ele elencou as primeiras ações que o governo está tomando para lidar com a situação.

"Estamos atentos às fortes chuvas que atingem Pernambuco e outros estados do nosso Nordeste. Determinei ao Ministério do Desenvolvimento Regional o monitoramento ininterrupto da situação, com o envio de equipes para prestar o auxílio necessário às autoridades locais no socorro às regiões afetadas", explicou o presidente.

Segundo ele, após um sobrevoo em áreas atingidas no Estado vizinho de Alagoas, o governo já havia publicado o reconhecimento federal de emergência em 13 municípios e liberou de forma imediata R$ 2,5 milhões para ações de socorro e assistência humanitária para duas cidades.

"Mobilizamos ainda nossas Forças Armadas, o Ministério da Defesa e o da Cidadania para o deslocamento de equipes à Grande Recife para auxiliar nas operações de socorro e prestar todo o auxílio necessário às famílias atingidas", disse.

O presidente ainda afirmou que mais recursos serão liberados em breve. "Mantemos hoje R$ 1 bilhão disponíveis para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, e que ainda podem ser usados na reconstrução de casas destruídas em razão das chuvas e infraestruturas públicas", explicou.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!