Após perdão a Silveira

Bolsonaro recebe influenciadores cristãos fora da agenda oficial

Nos registros do encontro feitos pelos convidados, é possível ver momentos de oração com a primeira-dama e do discurso do presidente da República apontando dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro

Por Lucyenne Landim
Publicado em 22 de abril de 2022 | 10:05
 
 
 
normal

Na tentativa de aumentar os votos entre os eleitores evangélicos a pouco mais de seis meses das eleições, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a primeira-dama Michelle Bolsonaro receberam dezenas de influenciadores digitais cristãos no Palácio da Alvorada, em Brasília (DF), na tarde de quinta-feira (21).

O encontro, que transformou a residência oficial do presidente da República em uma espécie de templo de oração, não foi registrado na agenda oficial do mandatário e serviu como oportunidade para o presidente reforçar as desconfianças no sistema eleitoral utilizado no Brasil.

Aconteceu, também, no mesmo dia da assinatura do indulto ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado a 8 anos e 9 meses de prisão.

Imagens do evento foram registrados pelo perfil “O Retiro” no Instagram, que se denomina como “o maior encontro de influenciadores cristãos do mundo”. O influencer Guilherme Batista, criador do grupo de oração, afirmou que o encontro foi um convite direto de Bolsonaro e Michelle.

“Nós viemos a Brasília para poder participar de uma conferência extraordinária com o pasto JB Carvalho e fomos convidados pelo presidente da República, meus amigos, Jair Messias Bolsonaro, e a primeira-dama. [Eles] vão nos receber hoje à tarde, um bate-papo super top. Se eu fosse você, eu acompanhava esses stories, imagina o que vai acontecer aqui”, anunciou Batista antes do encontro.

O encontro teve direito a buffet com bolo, sanduíche e pão de queijo servidos aos convidados e com a presença de aliados de Bolsonaro, como da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Bolsonarista, o vereador de Belo Horizonte (MG) Nikolas Ferreira publicou uma foto acompanhando o evento de forma virtual. O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, também esteve com o grupo.

Parte dos vídeos compartilhados mostram que Bolsonaro voltou a discursar apontando dúvidas sobre o sistema eleitoral para os convidados cristãos. Em um stories feito pela influenciadora Valdirene Batista, que se define “empresária, esposa de pastor e missionária”, Bolsonaro afirma a intenção de que o “sistema possa ter 99,9% de confiabilidade, e não 65% que é no momento”.

“Uma das observações é a seguinte: existe uma sala secreta no TSE [Tribunal Superior Eleitoral] onde meia dúzia de técnicos faz a contagem dos votos”, continuou Bolsonaro nos registros mostrados na rede social.

Ainda nos vídeos compartilhados na rede social, os jovens mostram parte do ambiente do Palácio da Alvorada e o uso de um piano do local para o canto de músicas gospel. Em outro momento, Michelle fez um “momento profético” com as janelas de vidro do Alvorada de fundo, com uma oração em voz alta para os convidados, ao lado de Bolsonaro, sendo aplaudida ao final.

Depois do encontro no Palácio da Alvorada, o grupo de influenciadores cristãos encontrou o ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que se filiou ao Republicanos para concorrer ao governo de São Paulo nas eleições de outubro. Aos jovens, Tarcísio comandou outro momento de oração e falou sobre as ações de Bolsonaro no governo federal.

Veja abaixo registros do encontro com influenciadores cristãos:

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!