Eleições 2022

Bolsonaro: Se Brasil for à esquerda neste pleito acabará ‘como a Colômbia’

O presidente da República deu a declaração em evento com apoiadores em Santa Catarina

Por Gabriela Oliva
Publicado em 25 de junho de 2022 | 15:31
 
 
 
normal

Em evento com evangélicos na Marcha para Jesus, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez discurso focado nas eleições, afirmando que se o Brasil for para o lado da esquerda neste pleito, vai acabar como a Colômbia.

"As pessoas precisam ser alertadas de que se o Brasil ir para o lado da esquerda, nós entraremos num trenzinho que começa com a Venezuela, passa pela Argentina, vai no Chile, e o penúltimo vagão está sendo a Colômbia", declarou, neste sábado (25). No dia 19 de junho, Gustavo Petro venceu segundo turno e foi eleito presidente da Colômbia 

O evento em Santa Catarina ocorreu no dia seguinte à divulgação de ligações telefônicas interceptadas pela Polícia Federal, com autorização da Justiça Federal, nas quais Milton Ribeiro contou a uma de suas filhas que recebeu o alerta do presidente Bolsonaro de possível operação de busca e apreensão da PF. 

Na manhã de quarta-feira (22), Ribeiro foi de fato preso pela PF em Santos (SP), mas foi solto na tarde da quinta-feira (23), junto aos pastores Moura e Santos, e outros suspeitos que foram presos.

Diante das interceptações, na sexta-feira (24), a Justiça Federal em Brasília atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) e devolveu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a investigação.

No pedido, os procuradores apontaram "indício de vazamento da operação policial e possível interferência ilícita por parte do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro nas investigações". No STF, a relatora será a ministra Cármen Lúcia. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!