Meio ambiente

Estados Unidos não definiram valor para Fundo Amazônia, diz Alckmin

Informação foi dada pelo vice-presidente brasileiro após reunião com o enviado especial da Presidência para o Clima dos Estados Unidos, John Kerry, no Palácio Itamaraty, em Brasília

Por Manuel Marçal e Renato Alves
Publicado em 27 de fevereiro de 2023 | 13:54
 
 
 
normal

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou que a reunião com o enviado especial da Presidência para o Clima dos Estados Unidos, John Kerry, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na manhã desta segunda-feira (27), “foi muito proveitosa”. Porém, o representante do governo de Joe Biden não anunciou  quanto o seu país repassará ao Fundo Amazônia, destinado à preservação da maior floresta tropical do mundo.   

“John Kerry não definiu o valor, mas disse que vai se empenhar junto ao Congresso americano, governo e iniciativa privada dos Estados Unidos para que o Brasil tenha recursos vultosos”, disse o vice-presidente brasileiro em pronunciamento após o encontro, no Palácio Itamaraty, em Brasília.  

Alckmin contou ainda que foram debatidos no encontro as mudanças climáticas, desmatamento, descarbonização transição energética. O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, também participou da reunião.  

Kerry desembarcou na capital brasileira neste domingo (26)  para uma série de compromissos com autoridades brasileiras até terça-feira (27). 

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou que a visita de Kerry ao país tem como objetivo discutir dois assuntos centrais: questões climáticas e combate ao desmatamento.  

No início do mês, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou interesse em colaborar financeiramente com o Fundo Amazônia. 

John Kerry vai dar continuidade ao Grupo de Trabalho de Mudanças Climáticas Brasil-EUA, que os presidentes Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva relançaram durante o encontro dos dois, em 10 de fevereiro, em Washington.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!