Eleições 2022

Filiação de Bolsonaro ao PL será dia 22, diz Valdemar Costa Neto

Segundo Costa Neto, Bolsonaro bateu o martelo sobre sua opção de partido durante reunião na tarde de quarta-feira (10), em Brasília

Por Renato Alves
Publicado em 11 de novembro de 2021 | 08:12
 
 
 
normal

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, assinará a ficha de filiação do Partido Liberal (PL) na manhã do próximo dia 22, em evento político dos integrantes da sigla, em Brasília. 

A informação foi oficializada em vídeo pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, na manhã desta quinta-feira. 

Condenado por envolvimento no esquema do Mensalão do PT, ele usou as redes sociais para comunicar a data de filiação de Bolsonaro, que deverá ser candidato à reeleição em 2022.

Segundo Costa Neto, Bolsonaro bateu o martelo sobre sua opção de partido durante reunião na tarde de quarta-feira (10), em Brasília.

O presidente do PL disse que designou “uma comissão coordenadora que será responsabilizará pela organização do evento, que será realizado no Centro de Convenções do Complexo Brasil 21”. 

Aliança contraditória com o Centrão

Sem partido desde novembro de 2019, quando deixou a sigla pela qual foi eleito, o PSL, Bolsonaro também cogitou se filiar ao PP, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL), e do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PI), além do PRB.

Essas três siglas, PL, PP e PRB (Republicanos), compõem o bloco conhecido como Centrão, que era duramente criticado por Bolsonaro durante a campanha de 2018 e por membros do seu governo, incluindo os filhos Carlos, que é vereador pelo Republicanos no Rio de Janeiro, e Eduardo. 

Na terça-feira (9), após ter confirmado que iria se filiar ao PL, Bolsonaro recebeu uma enxurrada de críticas, algumas inclusive de apoiadores. Por isso, aproveitou uma entrevista ao canal Jornal da Cidade Online para desabafar seu impasse às vésperas das eleições federais de 2022: 

“Se você tirar o Centrão, tem a esquerda. Para onde é que eu vou? Tem que ter um partido, se eu tiver que disputar as eleições do ano que vem. Pessoal critica: ‘Ah, o cara está conversando com o 'centrão'. Quer que eu converse com o PSOL, com o PCdoB, que não é Centrão?”, ironizou o presidente. 

O anúncio da entrada de Bolsonaro no PL, no entanto, tem causado divergências na legenda. O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), já expôs seu incômodo com o provável novo correligionário.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!