Dia da Indepência

Flávio Dino autoriza Força Nacional na segurança do 7 de Setembro em Brasília

A medida foi tomada após o Governo do DF ser alertado sobre ameaças de possíveis atos de vandalismo durante o feriado

Por Renato Alves
Publicado em 05 de setembro de 2023 | 09:07
 
 
 
normal

A Força Nacional de Segurança Pública vai reforçar o policiamento em Brasília no 7 de Setembro. O Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (5) traz autorização do ministro da Justiça, Flávio Dino, para atuação da unidade nas festividades do Dia da Independência do Brasil.

As tropas federais irão ser empregadas no apoio ao Governo do Distrito Federal, “para auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado, da União e do Distrito Federal, em atuação conjunta e articulada com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, durante o evento alusivo à Semana da Pátria, desfile cívico-militar, no dia 7 de setembro de 2023, em caráter episódico e planejado, nas atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”

Dino atendeu um pedido feito pelo Governo do Distrito Federal. Ofício com a solicitação foi entregue ao secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, na quinta-feira (31). No mesmo dia, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, publicou um decreto instituindo um Gabinete de Mobilização Institucional para definir as ações de segurança para o 7 de Setembro. A medida foi tomada após o GDF ser alertado sobre ameaças de possíveis atos de vandalismo durante o feriado.

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e outras autoridades do DF são investigadas pela PF por suposta omissão diante de eventos que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro. Aliado de Jair Bolsonaro (PL), Ibaneis foi afastado do cargo pelo STF dois dias após os ataques. Já o secretário de Segurança à época, Anderson Rodrigues, foi preso. Ele estava nos Estados Unidos no fim de semana do 8 de janeiro. 

Os desfiles do 7 de Setembro em Brasília irão ocorrer na Esplanada dos Ministérios, em cerimônia marcada para começar às 9h, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras autoridades. O governo Lula tenta desvincular a data da conotação dada durante o mandato anterior, de Bolsonaro, que aproveitava a celebração para realizar atos políticos. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, cerca de 30 mil pessoas devem comparecer à festa cívica.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!