FERROVIAS

Governo Bolsonaro autoriza construção e operação de nove ferrovias

Projetos agregam mais de 3,5 mil quilômetros de extensão à malha ferroviária nacional

Por Luana Melody Brasil
Publicado em 09 de dezembro de 2021 | 17:31
 
 
 
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O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, assinou nesta quinta-feira (9), contratos com seis grupos empresariais que receberam autorização para realizar projetos de construção e operação de ferrovias, no âmbito do programa do governo federal Pro Trilhos.

"As ferrovias que nasceram no segundo reinado, basicamente que temos até hoje, nasceram pelas mãos do privado. Basicamente, todas elas se dedicavam à exploração do café e quebraram na crise de 29 [1929]", disse o ministro. 

O programa governamental estimula a ampliação da malha ferroviária nacional pela iniciativa privada. Os contratos autorizados pela Infraestrutura vão ampliar em 3.506,79 quilômetros de novos trilhos à rede ferroviária do país. A estimativa do governo é que serão mobilizados R$ 50,36 bilhões em investimentos no modal. 

"Eram coisas que estavam gritando. Você olhava para o ramal e ele dizia: 'Me faz! Eu preciso nascer!'. Estava gritando de tão viável que era", enfatizou o ministro.

As empresas contratadas pelo governo federal são: Bracell, Ferroeste, Grão Pará, Macro Desenvolvimento, Petrocity e Planalto Piauí Participações.

Em Minas Gerais, a Macro Desenvolvimento, especializada em consultoria em gestão empresarial, vai conectar regiões de extração de calcário, mármore, ardósia, argila, areia e produção de ferro-gusa em Sete Lagoas (MG) e Conceição do Mato Dentro (MG) aos portos do Espírito Santo, em Presidente Kennedy. O investimento será de R$ 14,33 bilhões.

A Bracell, especializada em celulose, vai conectar Lençóis Paulistas (SP) ao Porto de Santos (SP), numa extensão de 4,29 quilômetros, com investimento de R$ 40 milhões. Também conectará Lençóis Paulistas a Pederneiras (SP), com mais 19,5 quilômetros e investimento de R$ 200 milhões.

A Ferroeste, atual concessionária da Estrada de Ferro Paraná Oeste, levará trilhos de Cascavel (PR) a Chapecó (SC), com 286 quilômetros e R$ 6,4 bilhões de investimentos. Também vai conectar Maracaju (MS) a Dourados (MS), numa extensão de 76 quilômetros e R$ 120 bilhões investidos. Além dessas, terá uma terceira malha, ligando Cascavel (PR) a Foz do Iguaçu (PR), com mais 166 quilômetros e R$ 3,1 bilhões investidos.

Já a Grão Pará, que administra o Terminal Portuário de Alcântara, vai conectar Alcântara (MA) a Açailândia (MA), com 520 quilômetros de trilhos e investimento de R$ 5,2 bilhões.

A Petrocity, do setor portuário, vai ligar Barra de São Francisco (ES) a Brasília (DF), com 1,1 mil quilômetros e R$ 14,22 bilhões investidos. Por fim, a mineradora Planalto Piauí vai conectar Suape (PE) a Curral Novo (PI), com 717 quilômetros e R$ 5,7 bilhões de investimentos.

Pretensões para 2022 

Tarcísio de Freitas é uma das apostas do presidente Jair Bolsonaro (PL) para ampliar sua influência em São Paulo. O presidente pretende que Freitas seja candidato ao governo do estado nas eleições federais de 2022. 

O ministro, por sua vez, tem sinalizado que está dividido entre atender o pedido de Bolsonaro e investir na candidatura ao Senado por Goiás ou Mato Grosso.

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