Direito do consumidor

Governo cobra explicação da Gol, Latam e Azul sobre irregularidades na pandemia

Ministério da Justiça quer saber por que as empresas aéreas não informaram sobre cancelamentos de voos e reembolsos

Por O TEMPO BRASÍLIA
Publicado em 25 de maio de 2022 | 13:53
 
 
 
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O Ministério da Justiça cobrou explicação da Gol, Azul e Latam sobre as principais queixas contra as empresas aéreas registradas durante o período da pandemia de Covid-19. 

Os consumidores apontaram atrasos de voos, dificuldade no reembolso de valores pagos e lentidão na devolução do dinheiro. As reclamações cresceram 410% de 2019 para 2021, segundo a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon). 

Ainda de acordo com a Senacon, o número de reclamações pulou de 5.160 em 2019 para 26.407, no ano passado. Em relação a 2020, o crescimento das queixas foi de 130%, com mais de 12 mil  registros. Nesse período, 43.754 consumidores se sentiram lesados.

As empresas foram notificadas e terão dez dias para mandar explicações ao Ministério da Justiça, sob pena de multas e sanções. 

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