TRABALHO E EMPREGO

Governo cria grupo para elaborar política de valorização do salário mínimo

Grupo de trabalho é composto por sete membros de ministérios e sete indicados dos sindicatos trabalhistas; organizações representativas dos empregadores serão consultados

Por Manuel Marçal
Publicado em 27 de fevereiro de 2023 | 14:54
 
 
 
normal

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva criou, nesta segunda-feira (27), o grupo de trabalho para elaborar a proposta de política de valorização do salário mínimo. Sob coordenação do Ministério do Trabalho e Emprego, o grupo é composto por sete representes dos ministérios e sete de centrais sindicais, como Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Força Sindical.  

 

Segundo o decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU), “as organizações representativas dos empregadores serão consultadas sobre a proposta de Política de Valorização do Salário Mínimo, de modo a garantir o caráter tripartite das políticas de trabalho”. 

 

O grupo terá duração de 45 dias, contado a partir de 19 de janeiro de 2023, prorrogável uma vez por igual período, pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.  

 

No dia 16 de fevereiro, o mandatário  anunciou que vai reajustar o salário mínimo dos atuais R$ 1.302 para R$ 1.320, a partir de 1º de maio, quando é comemorado o Dia do Trabalho. O aumento, segundo disse, foi acordado com os movimentos sindicais e com os ministérios do Trabalho e da Fazenda  

 

De acordo com Lula, em maio, além do reajuste do salário mínimo, o governo vai retomar a política de piso usado em governos do PT. O parâmetro utilizado leva em conta o reajuste da inflação, mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.    

 

Durante o governo do então presidente Jair Bolsonaro, o piso nacional deixou de ter aumento real, ou seja, de acordo com a inflação. A regra do reajuste ocorreu entre 2011 e 2019. 

 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!