ENEM DOS CONCURSO

Governo federal quer fazer concurso público a cada dois anos, afirma ministra

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, explicou que a expectativa do governo é fazer Enem dos Concursos a cada dois anos para suprimir a demanda de servidores

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 17 de janeiro de 2024 | 14:35
 
 
 
normal

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou nesta quarta-feira (17) que o governo federal deve realizar o “Enem dos Concursos” a cada dois anos para suprir a demanda de servidores públicos. 

“Ao longo deste e dos outros anos, vamos contemplar outros ministérios que não estão nessa primeira leva. A gente foi priorizando áreas que estavam muito desfalcadas e que não tiveram concursos recentes. A nossa expectativa é que o concurso seja de dois em dois anos para suprir toda a demanda”, afirmou Esther Dweck no programa “Bom Dia, Ministra”.

Esther Dweck explicou que este intervalo é necessário devido a todas as etapas que envolvem a elaboração do edital e aplicação das provas. A ministra explicou também que o concurso que será aplicado ainda em 2024 tem validade de um ano prorrogável por mais um.

Para este ano, o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU)  vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais, o que inclui fundações, autarquias e órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta. As inscrições estarão abertas entre 19 de janeiro e 9 de fevereiro. A prova será aplicada no dia 5 de maio em 217 municípios. 

 

A lista de cargos inclui oportunidades de analista, técnico administrativo, engenheiro, assistente social, técnico em comunicação social, médico, economista, advogado, analista de comércio exterior, arquiteto, arquivista e médico, entre outras.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!