Governo

Governo injeta R$ 906,8 milhões em fundo garantidor do Pronampe

O aporte será utilizado para a manutenção do programa voltado aos negócios de pequeno porte, com menor burocracia e exigências para a concessão de crédito

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 08 de julho de 2023 | 09:10
 
 
 
normal

O governo federal injetou R$ 906,8 milhões no Fundo de Garantia de Operações (FGO) do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). A informação foi confirmada na sexta-feira (7) pelo Banco do Brasil. O Pronampe foi criado durante a pandemia de Covid-19 como uma forma de crédito a negócios de pequeno porte.

O aporte foi feito em 29 de junho e será usado para manter as operações do Pronampe como uma política permanente para o fortalecimento dos pequenos negócios, como informou o BB.

O Fundo de Garantia de Operações cobre eventuais inadimplências e reduz as taxas de juros para os micro e pequenos empresários, impondo menor burocracia. Também diminui a exigência de garantias, como bens que podem ser tomados pelos bancos em caso de falta de pagamento das parcelas do financiamento.

A cobertura atende sobre o risco de inadimplência nas operações de crédito do Pronampe até o limite de 15% do prejuízo na carteira das instituições financeiras. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!