LICITAÇÃO

Governo Lula quer gastar até R$ 769 mil em adequação de heliponto no Planalto

Executivo justifica que a construção da nova estrutura é necessária para adequar aos novos modelos de helicópteros e “futuros vetores

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 10 de abril de 2024 | 12:08
 
 
 
normal

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende gastar até R$ 769,9 mil em obras de adequação de um heliponto no Palácio do Planalto, sede do poder Executivo em Brasília. A abertura de licitação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (9).  

Na justificativa para construção da nova estrutura, que consta no despacho do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a obra se faz necessária para adequar aos novos modelos de helicópteros e “futuros vetores”, o que pode incluir carros voadores, por exemplo. O documento integra o estudo preliminar da Infraero para a construção do novo heliponto. 

“Sobre o assunto, participo que com a finalidade de adequar o heliponto não somente aos modelos de helicópteros disponíveis atualmente, mas também aos futuros vetores que poderão ser utilizados para o transporte do senhor presidente da República, seria necessário redefinir a capacidade anteriormente proposta para o referido local de pouso", escreveu o coordenador-geral de Transporte Aéreo do GSI, coronel aviador Sandro Bernardon. 

O despacho descreve ainda que o novo heliponto deverá suportar vetores de até 5 toneladas e com comprimento total de 15 metros, que vai da pá do rotor principal até a última estrutura do rotor da cauda, levando em consideração “as categorias de helicópteros atuais e suas tendências futuras”.

Na prática, isso significa que a nova estrutura poderá receber os “carros voadores”, por exemplo. No setor aéreo, as aeronaves são chamadas tecnicamente de eVTOLs, uma sigla em inglês que significa "veículo elétrico de pouso e decolagem vertical". Protótipos dessas aeronaves já estão sendo fabricados. A Embraer já encomendou esse tipo de aeronave. 

O Palácio do Planalto já conta com um heliponto que fica na área anexa à edificação, próximo da via N2. Com a publicação do edital e conclusão da licitação, a empresa que vencer o pregão “de menor preço” deverá concluir a obra em até 180 dias.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!