TRANSIÇÃO

Grupo de agricultura da transição tem ruralistas e ex-ministros

Cotados para assumirem o Ministério da Agricultura, Neri Geller, Carlos Favaro e Kátia Abreu estão na equipe

Por Levy Guimarães
Publicado em 16 de novembro de 2022 | 13:00
 
 
 
normal

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu os nomes que irão integrar o grupo de trabalho para tratar sobre Agricultura, Pecuária e Abastecimento durante a transição de governo. A equipe conta com representantes da bancada ruralista do Congresso Nacional.

Entre eles, está o deputado federal Neri Geller (PP-MT), um dos cotados para assumir o Ministério da Agricultura no novo governo, a partir de janeiro. Ele já comandou a pasta entre 2014 e 2015, no governo Dilma Rousseff.

Um dos primeiros nomes ligados ao agronegócio a apoiar Lula, no primeiro turno, ele tem defendido uma aproximação do setor com o petista e minimizou as críticas feitas pelo agro ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

Outro cotado para assumir a pasta no novo governo Lula, o senador Carlos Favaro (PSD-MT) também está no grupo de trabalho, assim como a senadora Kátia Abreu (PP-TO), que está em fim de mandato no Congresso. Aliada da ex-presidente Dilma Rousseff, ela comandou o Ministério da Agricultura de janeiro de 2015 a maio de 2016.

O ex-deputado federal Evandro Gussi e mais um nome ligado ao agronegócio a compor o grupo de trabalho. Hoje, ele é presidente e CEO da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).

Os integrantes foram anunciados nesta quarta-feira (16) pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), coordenador da transição. Confira os outros nomes que irão integrar o grupo de  Agricultura, Pecuária e Abastecimento:

Joe Valle - engenheiro florestal, empresário. Ex-deputado do Distrito Federal.

Luiz Carlos Guedes - doutor em engenharia agrônoma, foi ministro da Agricultura no governo Lula.

Silvio Crestana - professor, físico e pesquisador brasileiro. Foi diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária durante o governo Lula.

Tatiana Deane de Abreu Sá - doutora em Biologia Vegetal. Foi diretora-executiva da EMBRAPA de 2005 a 2011.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!