TRANSIÇÃO

‘Já ganhou, cala a boca, vai trabalhar’, diz Guedes sobre Lula

Ministro da Economia classificou a PEC da Transição como “uma confusão e “um estouro

Por Levy Guimarães
Publicado em 18 de novembro de 2022 | 19:04
 
 
 
normal

O ministro da Economia Paulo Guedes criticou, nesta sexta-feira (18), discursos recentes do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a PEC da Transição, enviada pela equipe do petista ao Congresso para retirar do teto de gastos o Auxílio Brasil em R$ 600.

Guedes classificou a proposta como “uma confusão” e “um estouro” por não indicar uma fonte de financiamento.

“Já ganhou a eleição? Cala a boca, vai trabalhar, vai construir um negócio melhor. O desafio é grande, mas a oportunidade é maior. [...] Se fizer menos barulho, trabalhar um pouco mais com a cabeça e menos com a mentira, talvez possa ser bom governo. Só depende de não mentir. E de outras coisas também", disse.

Guedes se referiu ao discurso de Lula durante a COP27, no Egito, em que defendeu a PEC que abre um espaço de R$ 175 bilhões fora do teto de gastos para financiar o Auxílio Brasil. O petista minimizou o fato de a Bolsa cair e a cotação do dólar, subir, apontado por ele como fruto de “especuladores” do mercado.

Em um evento em comemoração dos 30 anos da Secretaria de Política Econômica, Paulo Guedes criticou um suposto conflito entre responsabilidade fiscal e políticas sociais.

“Que historinha é essa de conflito social com fiscal? Isso é ignorância, isso demonstra incapacidade técnica de resolver”.

No mesmo evento, o ministro da Economia também teceu críticas a Lula e a governos petistas em relação à fome, ao citar um número inflado da quantidade de pessoas que passam fome no Brasil.

"40 milhões de pessoas passando fome? Onde estavam essas pessoas que não descobriram no governo deles? Possivelmente, estavam passando fome. Descobrimos os invisíveis e atendemos".

Dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan) apontam que atualmente, cerca de 33,1 milhões de pessoas passam fome no Brasil. O número é o dobro do estimado em 2020.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!