Governo

José Dirceu assistiu à posse de Lula em meio à multidão no gramado da Esplanada

Vinte anos após ter subido a rampa do Palácio do Planalto com Lula, em 2003, Dirceu agora só atua nos bastidores

Por O Tempo Brasília
Publicado em 02 de janeiro de 2023 | 10:08
 
 
 
normal

O mais forte auxiliar do primeiro governo do PT, o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu assistiu à terceira posse de Luiz Inácio Lula da Silva, neste domingo (1º), em meio à multidão, no gramado da Esplanada dos Ministérios. Ele sequer conseguiu um lugar na Praça dos Três Poderes, onde o público foi limitado a 40 mil pessoas.

Vinte anos atrás, Dirceu subiu a rampa do Palácio do Planalto com Lula, o que lhe rendeu destaque em fotos e vídeos da posse presidencial. Agora, as imagens dele na terceira posse do amigo foram feitas por anônimos, sendo muitas delas publicadas nas redes sociais.

A relação de Dirceu com o atual governo tem se restringido aos bastidores, sem qualquer aparição pública ao lado de Lula. Condenado por envolvimento no escândalo do mensalão, em 2005, Dirceu ainda está inelegível e teme ser preso novamente – ele responde a outras ações. Ele presidiu o PT por oito anos.

Já o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), filho do ex-ministro, circulava entre os convidados que prestigiaram a posse de Lula no Salão Nobre do Planalto. “Meu pai preferiu ficar na grama se divertindo”, disse ele, ao ser questionado por um repórter do Estado de S. Paulo onde estava o ex-chefe da Casa Civil. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!