Governo

Lewandowski define Jean Uema para assumir Secretaria Nacional de Justiça

O advogado substituirá Augusto Arruda Botelho no cargo; decisão ocorre às vésperas do ministro aposentado do STF assumir o Ministério da Justiça

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 31 de janeiro de 2024 | 16:10
 
 
 
normal

 

Às vésperas de assumir o Ministério da Justiça, Ricardo Lewandowski convidou Jean Uema, atual chefe da Assessoria Especial da Secretaria de Relações Institucionais, para assumir a Secretaria Nacional de Justiça.

Jean Uema será o substituto de Augusto Arruda Botelho no cargo, assumindo a liderança de uma das secretarias mais importantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Atualmente chefiando a Assessoria Especial do Ministério de Relações Institucionais sob o comando de Alexandre Padilha, Uema possui estreitos vínculos com o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

Além dessas conexões, Uema mantém uma relação próxima com o futuro secretário-executivo da pasta, Manoel Carlos de Almeida Neto, com quem colaborou no Supremo Tribunal Federal (STF) durante o período em que Lewandowski ocupava o cargo de ministro da Corte.

O convite feito a Jean Uema para assumir essa posição estratégica no Ministério é interpretado como um gesto de Lewandowski em direção ao PT. Uema também faz parte do Grupo Prerrogativas.

A posse de Ricardo Lewandowski como o novo ministro da Justiça e Segurança Pública está agendada para quinta-feira (1), coincidindo com a cerimônia de retomada dos trabalhos no Judiciário e no Legislativo.

Saida quem é José Uema

Jean Keiji Uema é graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e tem mestrado em Direito Constitucional pela PUC de São Paulo. Com passagem como Analista Judiciário do STF, ele desempenhou o papel de assessor do ministro Celso de Mello.

No âmbito do Executivo, desde janeiro de 2023, Uema ocupa o cargo de chefe da Assessoria Especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Anteriormente, teve outras funções no Palácio do Planalto, atuando como Secretário de Assuntos Parlamentares da SRI e como chefe de gabinete da Casa Civil durante a gestão do ministro Jacques Wagner.

Sua trajetória no Executivo inclui ainda a chefia da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde por três anos e meio, período em que foi responsável pela estratégia jurídica do programa Mais Médicos.

No Congresso Nacional, ele desempenhou o papel de Assessor Técnico da bancada do PT na Câmara e coordenou a Assessoria da bancada do PT no Senado Federal de 2016 a 2023.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!