ESPORTE

Lula admite 'problemas' na Lei Geral do Esporte e busca acordo

Vetos do presidente ao projeto desagradou aos parlamentares e a associações esportivas

Por Levy Guimarães
Publicado em 01 de julho de 2023 | 18:09
 
 
 
normal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que buscará um acordo em torno dos vetos que fez à Lei Geral do Esporte, projeto que que regulamenta a prática desportiva, sancionada por ele no dia 14 de junho.

Neste sábado (1), o petista foi ao treino da seleção feminina de futebol, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, onde o time joga um amistoso amanhã (2), contra o Chile. Ele estava acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, de ministros e do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues.

“Vetamos muita coisa da Lei Geral do Esporte. Eu sei que tem problema, mas nós vamos tentar fazer os acordos necessários”, disse Lula a Ednaldo.

Os vetos do presidente desagradaram ao Congresso e a entidades do esporte. Deputados e senadores articulam a derrubada de pelo menos parte dos trechos rejeitados pelo petista.

Também neste sábado, Lula disse que o futebol feminino do Brasil tem evoluído e elogiou a medida da CBF de obrigar os clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro masculino de terem um departamento de futebol feminino. O mandatário também defendeu que as escolas deem mais espaço para a prática do futebol por meninas.

“Nós precisamos garantir a prática do esporte das mulheres da mesma proporção e quantidade que os homens já tiveram na vida. Nas escolas têm que ter espaço pra prática do futebol. A gente não vai praticar o esporte que a professora de educação física quer que a gente pratique. Tem que escolher o que vocês querem praticar e a escola tem que adaptar à vontade e necessidade das alunas que querem praticar o futebol”, declarou.

Na mesma agenda, o petista negou que tenha havido corrupção nas obras de estádios para a Copa do Mundo de 2014 e disse que ‘nada se provou’ nas denúncias de irregularidades envolvendo as arenas.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!