Governo

Lula afirma que 'fica torcendo para que a democracia vença as eleições nos EUA'

O presidente deu a declaração em entrevista a jornalistas de veículos de comunicação japoneses

Por Gabriela Oliva
Publicado em 30 de abril de 2024 | 19:51
 
 
 
normal

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou na manhã desta terça-feira (30) que está torcendo para que "a democracia vença as eleições nos Estados Unidos". Ele deu a declaração em entrevista a jornalistas de veículos de comunicação japoneses.

"Eu fico torcendo que a democracia vença as eleições nos Estados Unidos. Eu tenho uma boa relação com o [presidente norte-americano Joe] Biden. Eu não posso dar palpite nas eleições de outro país. Como ser humano, se eu morasse nos Estados Unidos, eu votaria no Biden. Como presidente da República, eu vou manter relações com quem ganhar as eleições. A relação entre chefe do estado não é uma coisa pessoal", afirmou. 

Durante uma viagem à Colômbia em 17 de abril, Lula incluiu o país em seu discurso, criticando a política dos Estados Unidos. Ele afirmou que os EUA deveriam focar em gerar empregos nos países do continente americano, em vez de construir um muro para impedir a entrada de cidadãos desses países em território americano.

Lula destacou a persistência da pobreza nos países sul-americanos mesmo após 520 anos de existência. Ele apontou que a região enfrenta altos índices de desemprego, desnutrição, fome, mortalidade infantil e falta de perspectivas.

O presidente ainda criticou a postura dos EUA, mencionando que, ao invés de promover oportunidades de trabalho entre os países vizinhos, eles optam por políticas como a construção de muros. Lula ressaltou que os latino-americanos em busca de oportunidades são injustamente estigmatizados como "bandidos" devido à propaganda negativa.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!