POLÍTICA EXTERNA

Lula diz que pretende visitar Angola, África do Sul e Moçambique

Países devem ser os primeiros da África a receber o presidente brasileiro no atual mandato

Por Levy Guimarães
Publicado em 10 de fevereiro de 2023 | 20:54
 
 
 
normal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (10), que pretende fazer uma viagem a Angola, África do Sul e Moçambique. A declaração foi dada a jornalistas após a reunião com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Casa Branca, em Washington (EUA).

Lula disse que está organizando a visita como uma “demonstração que o Brasil vai reatar a forte relação com o continente africano”.

“Você sabe que o Brasil deve muito da sua cultura ao continente africano. É uma dívida que não pode ser paga em dinheiro. Ela tem que ser paga em troca de ciência e tecnologia, em ajuda que o Brasil pode dar do ponto de vista do desenvolvimento em várias áreas", apontou.

Ainda segundo o presidente, "é uma obrigação histórica e humanitária do Brasil manter uma belíssima relação com o continente africano”.

Lula tem pelo menos mais quatro viagens internacionais previstas para este ano. Em março, ele vai para a China, e em abril, a Portugal. O presidente também deve ir à cúpula do G20 em setembro, na Índia, e à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, também em setembro.

Em janeiro, o líder brasileiro visitou Argentina e Uruguai.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!