Demora demais!

Lula estimula cirurgia no quadril, mas admite que 40 mil estão em fila de espera

Presidente completou no fim da semana seis meses da operação que acabou com dores; ele prometeu acionar a ministra da Saúde para dar celeridade no atendimento do SUS

Por Hédio Júnior
Publicado em 30 de março de 2024 | 19:19
 
 
 
normal

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) reclamou das filas de espera para a realização de cirurgias eletivas, aquelas programadas e não consideradas de urgência, no Sistema Único de Único (SUS). A declaração foi dada em um vídeo em que fala do procedimento e envia uma mensagem de Páscoa aos brasileiros, publicado em seus perfis nas redes sociais neste sábado (30).

Ao comemorar os seis meses de recuperação do procedimento que fez no quadril e pôs fim às dores que o incomodaram por três anos, ele afirmou que vai acionar a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para que essa demora que hoje atinge pelo menos 40 mil por um procedimento semelhante seja diminuída com mais celeridade no atendimento

“Se você tem uma dor e precisa fazer, faça a operação. Eu sei que não é fácil, porque eu também fiquei sabendo que nós temos uma fila no SUS de 40 mil pessoas que precisam operar o quadril. E eu vou conversar com a nossa ministra da Saúde na perspectiva de fazer com que essa fila possa andar porque não é possível as pessoas ficarem com dores como eu fiquei”, afirmou o presidente.

Ao relatar o por quê demorou a se decidir sobre a cirurgia, Lula disse que tinha medo de o resultado não dar certo e, principalmente, da anestesia geral, responsável pela sedução total do paciente e que o deixaria completamente inconsciente. “Eu superei esses dois medos. A anestesia é uma coisa muito moderna e a gente pode tomar porque se avançou muito no Brasil e no mundo inteiro. E a cura no quadril é impressionante. Eu com 48 horas já estava subindo oito degraus de escada”, contou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!