PLANALTO

Lula se reúne com a ministra das Mulheres para discutir ações do 8 de março

A agenda oficial ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta segunda-feira (26)

Por Gabriela Oliva
Publicado em 26 de fevereiro de 2024 | 16:54
 
 
 
normal

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu nesta segunda-feira (26) com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, para discutir as ações em comemoração ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

O encontro teve como objetivo traçar estratégias para promover a igualdade de gênero e destacar a importância da data. Em 2023, o governo Lula anunciou um pacote de 25 ações em celebração ao Dia Internacional da Mulher.

Essa iniciativa, com foco interministerial, teve como objetivo reforçar o compromisso do governo em destacar a representatividade feminina e também fazer um gesto significativo em direção ao eleitorado feminino, cujo apoio foi fundamental para a vitória do petista durante o pleito de 2022.

Entre as diversas medidas anunciadas, que abarcavam áreas como economia, saúde, segurança, cultura, educação e esporte, destacam-se uma mobilização no combate ao feminicídio, a proposta de instituir o Dia Nacional Marielle Franco e o lançamento do Programa Dignidade Menstrual, voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Na mesma data, também foi anunciado o envio ao Congresso Nacional de um projeto de lei destinado a garantir o pagamento igualitário, por parte do empregador, para homens e mulheres que desempenham a mesma função. Essa medida foi oficialmente publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 7 de julho do ano passado.

Disque 180

Também nesta segunda-feira (26), o Ministério das Mulheres divulgou dados do Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher), revelando que ao longo do ano de 2023, foram registradas 568,6 mil ligações, equivalendo a uma média de 1.558 chamadas diárias.

A maior procura foi da Região Sudeste, com 288 mil chamadas, seguida pela Região Nordeste, com quase 137 mil ligações. As regiões Norte e Centro-Oeste tiveram pouco mais de 40 mil chamadas, enquanto a Região Sul registrou 57 mil.

Em 2023, houve uma reestruturação do Ligue 180 e, a partir de abril, o canal passou a contar com atendimento exclusivo no WhatsApp, recebendo até dezembro 6.689 mensagens com pedidos de informações ou apresentação de denúncias.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!