Em Brasília

Lula vai a hospital onde passou por cirurgia e faz raio-x no quadril

O exame foi realizado no Hospital Sírio-Libanês e será usado para revisão de rotina pós-operatória; presidente passou por duas cirurgias em setembro

Por Lucyenne Landim
Publicado em 21 de outubro de 2023 | 11:27
 
 
 
normal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília (DF), neste sábado (21) para a realização de radiografia de quadril. Ele passou por cirurgia na região do corpo em 29 de setembro, para aliviar dores provocadas pela artrose. O exame será usado para revisão de rotina pós-operatória.

A informação foi divulgada pela Presidência da República por meio de nota assinada pela médica Ana Helena Germoglio, que atende Lula na função de presidente, e Giancarlo Polesello, ortopedista que conduziu a cirurgia do mandatário. Após os exames, Lula retornará ao Palácio da Alvorada, residência oficial onde está recluso desde o início da recuperação.

Lula foi submetido a dois procedimentos cirúrgicos. O principal deles foi uma artroplastia total de quadril (lado direito), para aliviar dores provocadas pela artrose, além da correção de deformidades e da recuperação do movimento da articulação. A cirurgia, na prática, substituiu a articulação “doente” no encaixe da perna com a bacia por uma prótese artificial.

No procedimento, a cabeça do fêmur e o acetábulo foram substituídos por implantes de cerâmica. Para isso, foi preciso cortar parte do osso para instalar a prótese. O presidente foi intubado e recebeu anestesia geral em função da complexidade da cirurgia, considerada invasiva. A outra cirurgia foi uma blefaroplastia, intervenção nas pálpebras para retirar o excesso de pele.

Na sexta-feira (20), em sua primeira aparição pública após as cirurgias, o presidente disse que voltará a trabalhar de forma presencial no Palácio do Planalto a partir da próxima semana. O petista participou por videoconferência da cerimônia de comemoração aos 20 anos do programa Bolsa Família.

Ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, o presidente se levantou da cadeira e disse: “Para você perceber (que já estou em pé), na semana que vem eu já vou voltar ao Palácio do Planalto. Eu já estou levantando sozinho, estou ficando em pé. O Mano Menezes já me chamou para voltar a jogar no Corinthians. O (Fernando) Diniz está pensando em me chamar para Seleção (Brasileira), eu estou pronto para o combate outra vez queridos”, disse. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!