Internação

Médico diz que Bolsonaro provavelmente não precisará de nova cirurgia

Presidente está internado em São Paulo com quadro de obstrução intestinal

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 03 de janeiro de 2022 | 14:18
 
 
 
normal

Segundo o médico que avalia o quadro de saúde do presidente Jair Bolsonaro (PL), Antônio Luiz Macedo, é provável que não seja necessária uma nova cirurgia. Bolsonaro interrompeu as férias no litoral catarinense e foi a São Paulo na madrugada desta segunda-feira (3).

Segundo o Hospital Vila Nova Star, onde o presidente está internado, o quadro é de suboclusão intestinal, que significa uma obstrução. Bolsonaro relacionou o problema à facada que levou na campanha eleitoral em Minas Gerais.

"Provavelmente, não será necessário cirurgia", disse o médico à Folha de S. Paulo. "O quadro é semelhante ao da última vez", acrescentou de forma prévia com base em relatos e exames que recebe.

Ele é o cirurgião-chefe da equipe de cinco pessoas que atende ao presidente. O médico também estava fora de férias nas Bahamos e deve retornar ao Brasil em voo fretado pelo Hospital Vila Nova Star. A previsão é que o desembarque aconteça por volta de meia-noite.

Segundo nota da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, divulgada na manhã desta segunda-feira, o presidente “passa bem”. De acordo com o boletim médico do Hospital Vila Nova Star, o quadro de Bolsonaro está “estável”.

Mais cedo, o presidente publicou uma foto internado com uma sonda nasogástrica. Ele disse que passou mal após o almoço de domingo (2), chegou a hospital paulista na madrugada e passaria por novos exames para avaliar a necessidade de cirurgia.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!