Combustíveis

Sachsida diz que Brasil tem estoque de diesel para 50 dias sem importação

Ministro de Minas e Energia informou que a pasta está 'muito atenta' e monitorando o mercado de abastecimento de óleo diesel

Por Lucyenne Landim
Publicado em 12 de julho de 2022 | 14:20
 
 
 
normal

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, afirmou que o estoque brasileiro de diesel só garante o abastecimento de mais 50 dias, caso não seja feita mais nenhuma importação de petróleo. O cálculo foi feito na segunda-feira (11) e divulgado nesta terça (12) por ele na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

A informação é referente ao diesel A S-10, que não tem adição de biocombustível. Segundo o ministro, a reserva somava 1,6 milhão de metros cúbicos ou 1,6 bilhão de litros na segunda-feira. Apesar do estoque, ele informou que há um planejamento para que o país esteja abastecido até dezembro deste ano.

"O Ministério está muito atento à questão do diesel e até ontem o Brasil tinha 50 dias. Se acontecesse algo no mundo e não se puder importar mais petróleo, o Brasil ainda tem 50 dias de diesel sem precisar importar petróleo. Estamos bem preparados e bem posicionados monitorando atentamente a evolução do cenário internacional", afirmou o ministro.

O monitoramento do estoque de diesel está sendo feito pelo Ministério de Minas e Energia em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e agentes do setor.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!