Governo

Saiba quem são os escolhidos para a saúde na equipe de transição de Lula

José Gomes Temporão, Humberto Costa, Arthur Chioro e Alexandre Padilha vão compor o grupo

Por O Tempo Brasília
Publicado em 09 de novembro de 2022 | 15:03
 
 
 
normal

Quatro ex-ministros da Saúde serão responsáveis por coordenar os trabalhos da equipe de transição no setor. O nomes foram confirmados pelo ex-ministro e atual senador Humberto Costa (PT-PE) um dos membros do grupo de trabalho do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ex-secretário de Saúde de São Paulo, David Uip, também foi convidado, mas recusou a participação, dizendo que precisa se dedicar a questões pessoais. Veja quem são os escolhidos para atual no diagnóstico da área da saúde no futuro governo:

José Gomes Temporão

Médico sanitarista, foi ministro da Saúde de março de 2007 até o fim do governo Lula, em 1º de janeiro de 2011. Pesquisador da Fiocruz, foi uma das mais importantes vozes no setor pela criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Formado na UFRJ, fez mestrado na Fundação Oswaldo Cruz e doutorado na Uerj.

Alexandre Padilha

Médico e deputado federal por São Paulo pelo PT, foi ministro da Saúde entre 2011 e 2014, no governo de Dilma Rousseff. Antes, ocupou a secretaria de Relações Institucionais no governo Lula entre os anos de 2009 e 2010. Padilha ainda foi secretário de saúde da cidade de São Paulo entre 2015 e 2016, na gestão de Fernando Haddad.

Arthur Chioro

Médico sanitarista e professor, foi ministro da Saúde no governo de Dilma Rousseff entre fevereiro de 2014 e outubro de 2015. Filiado ao PT desde 2010, é doutor em saúde coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde é professor.

Humberto Costa

Médico, jornalista e senador pelo PT de Pernambuco, Humberto Costa foi ministro da Saúde no governo Lula entre os anos de 2003 e 2005. Antes disso, havia sido deputado estadual e federal por Pernambuco na década de 90. Ele também teve passagens pela Prefeitura do Recife, como secretário de saúde entre 2001 e 2003 e pelo governo de Pernambuco, como secretário de Cidades entre 2007 e 2010, quando Eduardo Campos era governador.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!