Política externa

Secretário de Estado dos EUA, Blinken terá reunião com Lula no Brasil neste mês

Blinken visitará também a Argentina, no giro pela América do Sul, de 20 a 23 de fevereiro. Mas não informação sobre as datas exatas de cada compromisso

Por Renato Alves
Publicado em 16 de fevereiro de 2024 | 11:40
 
 
 
normal

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, visitará o Brasil e terá reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) este mês. Além de Brasília, o representante do governo norte-americano passará pelo Rio de Janeiro. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Departamento de Estado dos EUA.

Em comunicado oficial, há a informação que Blinken visitará também a Argentina, no giro pela América do Sul, de 20 a 23 de fevereiro. O texto não informa as datas exatas de cada compromisso.

Ainda de acordo com a nota, no encontro com Lula, “o secretário vai enfatizar o apoio americano à presidência brasileira no G20 e organização da reunião de ministros de relações exteriores dos integrantes no Rio de Janeiro, a parceria EUA-Brasil para direitos trabalhistas, a cooperação na transição para energia limpa, e comemorações do bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos”.

Também segundo o comunicado, na reunião de ministros do G20, Blinken focará em paz e estabilidade, inclusão social, redução de desigualdades, combate à fome, controle de mudanças climáticas, promoção da energia limpa e desenvolvimento sustentável, e em melhorias da governança global. Blinken também buscaria engajar os demais países do bloco no apoio ao povo haitiano.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!