Governo

Segundo avião da FAB decola para resgatar brasileiros em Israel

A expectativa da FAB é que a aeronave pouse em Roma, na Itália, para fazer escala na manhã desta terça-feira (10)

Por Gabriela Oliva
Publicado em 09 de outubro de 2023 | 17:40
 
 
 
normal

O segundo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou nesta segunda-feira (9) para resgatar os brasileiros em Israel em meio ao conflito com o grupo palestino Hamas. A aeronave saiu de Brasília (DF) às 16h e deve chegar a Roma, na Itália, para fazer uma escala, na manhã desta terça-feira (10). 

O governo, por meio da FAB, reservou seis aeronaves para a repatriação. São dois KC-30, com capacidade para 230 passageiros cada, além de dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, e duas aeronaves cedidas pela Presidência da República, que transportam 40 passageiros cada.  

Primeiro avião da FAB com brasileiros deve deixar Israel na terça (10)

A primeira aeronave já está em Roma, capital da Itália, com previsão de decolagem para Israel às 4h40 (horário de Brasília) desta terça-feira (10). O planejamento compreende o embarque de brasileiros em Tel Aviv, Israel.

A decolagem deve ocorrer por volta das 14 horas (horário de Brasília). O voo será direto até a Base Aérea de Brasília (BABR), onde ocorrerá o desembarque. O pouso está programado para 1h da quarta-feira (11).

Pedido de ajuda

Mais de 1,7 mil pessoas procuraram o governo brasileiro, até a manhã desta segunda-feira, com um pedido para deixar Israel e a Palestina devido ao conflito deflagrado pelo Hamas, segundo o mais recente balanço do Ministério de Relações Exteriores (MRE).

O Itamaraty informou ter recebido 1.744 solicitações, sendo a maioria de brasileiros que viajaram para Israel para turismo. Desses, 73,2% não têm cidadania israelense. O governo brasileiro montou uma operação para repatriar nacionais na área de conflito.

O MRE confirmou no domingo que um brasileiro ficou ferido e há outros três desaparecidos desde sábado. Todos estavam em um festival de música eletrônica que acontecia no deserto de Israel, a 20km da Faixa de Gaza, e foi interrompido por terroristas que chegaram atirando e lançando foguetes. 

Veja telefones e site para brasileiros que queiram deixar Israel e a Palestina

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv publicou em seu site, um formulário para inscrição de interessados nos eventuais voos de repatriação e transmitirá instruções para deslocamento ao aeroporto de Ben-Gurion à medida que se confirmem os voos.

O governo brasileiro montou no Itamaraty estrutura para o acompanhamento da situação dos brasileiros na região. Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com Whatsapp, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.

O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!