São Sebastião

Vamos falar de futuro, diz Tarcísio sobre reunião com Marina Silva

Governador afirmou que episódio de São Sebastião mostra que algo de fato mudou na questão climática

Por O Tempo Brasília
Publicado em 22 de fevereiro de 2023 | 09:33
 
 
 
normal

O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que seu encontro nesta quarta-feira (22) com a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, tratará de futuro e da preparação das cidades para enfrentar eventos extremos com o que se deu em São Sebastião, onde dezenas de pessoas morreram com as fortes chuvas do final da semana passada. A ministra desembarca no local nesta quarta-feira (22).

"A ministra está vindo aqui e a gente conhece bem a pauta da ministra. A ministra tem lutado contra as mudanças climáticas. Então, eu tenho certeza de que a gente vai falar de futuro, de prevenção, como é que a gente vai tornar as estruturas das cidades mais resilientes. Percebemos que esses eventos serão mais frequentes", explicou Tarcísio, enfatizando que o caso mostra que algo de fato mudou no planeta.

"A gente teve a maior chuva registrada nesse episódio, nunca choveu tanto, nunca tivemos registro em lugar nenhum do Brasil, nem na Amazônia. Então, é um sinal de que alguma coisa mudou. Isso é uma preocupação da ministra Marina que também hoje responde no governo federal pela questão da mudança climática e eu tenho certeza de que a pauta da reunião principal vai ser o futuro. Como a gente pode se preparar para esses eventos, como a gente pode tornar as estruturas das cidades mais resilientes e o que a gente pode fazer em termos de prevenção" afirmou.

Tarcísio disse que o governo buscará transformar o episódio em um modelo de atuação em casos semelhantes. "Nossa ideia é tornar esse episódio de São Sebastião num case. Num case de dia seguinte, num case de reconstrução, no case de remoção de pessoas de área de risco. Vamos usar criatividade, vamos usar o engajamento da sociedade. A gente está conseguindo perceber muita solidariedade e a gente tem que usar essa solidariedade agora para mover os esforços do governo federal, do governo estadual, da iniciativa privada", afirmou.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!