Transição

Voluntários e servidores requisitados representam 95% da equipe de transição

Das 285 pessoas que integram o gabinete, apenas 14 foram nomeadas, incluindo Alckmin; o restante trabalha sem remuneração ou já é servidor requisitado

Por Lucyenne Landim
Publicado em 17 de novembro de 2022 | 18:23
 
 
 
normal

Dos 285 integrantes do gabinete de transição para o futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apenas 14 foram nomeadas agora em cargos públicos - incluindo o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), que trabalha como coordenador do processo. O número indica que 4,9% da equipe é recém-integrada ao quadro de servidores.

As 271 pessoas restantes atuam como voluntárias, sendo não-remuneradas ou servidores públicos que já ocupavam funções e foram requisitados. Na última modalidade, apesar de haver remuneração para o cargo já exercido pelo servidor, não há custos extras aos cofres públicos, segundo a equipe do gabinete de transição.

Ficam à disposição do presidente eleito 50 cargos públicos para nomeação. O ex-ministro Aloizio Mercadante, que coordena os grupos temáticos, informou que a intenção é não preencher todas as vagas disponíveis e manter a equipe como voluntária. 

Segundo Mercadante, a prioridade é o custeio do trabalho, como passagens aéreas e estadias, para que a equipe possa se reunir presencialmente na sede do gabinete no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF). "O que nós queremos negociar é que, em vez de gastar com pessoal, que a gente tenha como pagar passagem para mais gente", disse. Ainda não há confirmação, no entanto, se será possível transferir o recurso destinado às nomeações para custear as despesas dos voluntários.

O ex-deputado Floriano Pesado, que atua como coordenador-executivo do gabinete de transição, chamou de "restrito" o orçamento destinado ao trabalho de mudança de governo. De acordo com ele, são R$ 3,2 milhões totais que não são reajustados desde 2018. Desse valor, R$ 900 mil são destinados para custeio da equipe.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!