Igor Eto

Liberdade econômica

Programa facilita e simplifica a vida de quem quer empreender


Publicado em 07 de julho de 2021 | 03:00
 
 
 
normal

Sei o quanto empreender no Brasil é desafiador. Desde o início da minha carreira como administrador, vi inúmeros amigos muitas vezes desestimulados com tanta burocracia. E, após chegar ao ambiente público, percebi ainda mais o quanto é importante criar instrumentos e ações que possam impulsionar os negócios, gerando emprego e renda nos municípios.

Apesar da delicada situação financeira de Minas, para que consigamos levar mais desenvolvimento ao nosso povo, não basta reduzir custos. Precisamos, ao mesmo tempo, gerar arrecadação por meio de emprego e renda e, assim, garantir recursos para proporcionar serviços de infraestrutura, saúde, segurança e educação para a população.

A boa notícia é que pelo menos aqui, em Minas, a cada dia que passa, isso vem se tornando possível. O Programa Estadual de Desburocratização – Minas Livre para Crescer, lançado em 2019, é considerado o maior programa de liberdade econômica da história de Minas. Os resultados mostram como o Estado está se tornando mais competitivo, facilitando a vida de quem deseja empreender e visando restaurar a o ambiente de negócios, simplificando e fomentando o desenvolvimento econômico local.

Tem uma expressão que diz que, para que um empresário possa se desenvolver, produzir e gerar empregos, basta que o Estado não atrapalhe. E é isso o que queremos fazer. O Minas Livre para Crescer quer retirar as burocracias e as travas que não geram benefícios, nem para o Estado, nem para o empreendedor, mas que simplesmente atrasam a formação de novos negócios. Queremos facilitar e simplificar a vida de quem quer produzir e gerar emprego em Minas.

O programa não se destina só aos grandes empresários. Pelo contrário. Ele beneficia, sobretudo, o pequeno comércio, como lanchonetes e padarias, entre tantos outros. Ou seja, beneficia, principalmente, os mais afetados pela burocracia. E justamente por ter a possibilidade de melhorar a vida dos empresários que movem as cidades é que os municípios são nossos grandes parceiros.

Só nos últimos meses, decretos municipais de liberdade econômica e adesão ao programa Minas Livre para Crescer foram implementados em Campo Belo, Bom Despacho, Capitólio, Formiga, Governador Valadares, Iguatama, Moema e Santa Luzia. Ao todo, 59 cidades já estão com os decretos em elaboração, e 36 os publicaram. Com apoio dos prefeitos, a legislação garante simplificação e fomento ao desenvolvimento econômico local.

O programa e as iniciativas municipais têm tornado o nosso Estado o mais seguro e fácil para empreender, promovendo o aumento da segurança jurídica para os empresários. Com mais de 700 atividades econômicas dispensadas de alvará, somos um Estado amigo daqueles que geram emprego e renda.

A desburocratização sempre foi um dos pilares deste governo para simplificar a vida de quem trabalha, investe e gera empregos. Convido, portanto, os 853 prefeitos de Minas Gerais para, juntos, darmos a autonomia que os nossos cidadãos merecem. O Estado precisa ser simples, prático e útil para todos. E, juntos, governo do Estado e municípios podem transformar esse sonho em realidade.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!