Opinião

Unidos por Minas

Juntos, temos mais força para reerguer nosso Estado


Publicado em 25 de novembro de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

Depois de um 2020 cheio de intempéries, temos a oportunidade de começar 2021 marcado pela renovação na política. A partir de 1º de janeiro, 853 homens e mulheres assumem as prefeituras, trazendo a esperança de um novo começo. Em artigo anterior, deixei bem claro que renovação nada tem a ver com troca de pessoas, mas com reavaliações e, quando necessário, mudanças no pensamento e nos rumos. E, com união, é mais fácil e eficaz alcançar o objetivo proposto. Por isso, convido todos os políticos eleitos, independentemente do partido, a, juntos do governo estadual, procurar (e encontrar) as melhores soluções para o nosso povo.

Minas Gerais é o Estado brasileiro com maior número de municípios, estabelecendo-se como o segundo Estado mais populoso do Brasil e o segundo com mais cidades na lista dos municípios com mais de 100 mil habitantes, totalizando 33. Embora cada uma dessas cidades tenha problemas peculiares, que exigem soluções atreladas ao contexto local, a maioria delas possui gargalos comuns à maior parte do Brasil.

Entre os grandes desafios que os novos prefeitos terão de encarar quando assumirem o cargo estão principalmente as áreas de economia, saúde e educação. A queda na arrecadação de impostos depois da pandemia de Covid-19, o recrudescimento do comércio, a demanda reprimida no serviço de saúde por causa da quarentena, a retomada da economia e das aulas, além da geração de empregos, podem ser apontadas como as principais tarefas para os próximos prefeitos. 

Árduas tarefas!

No que for possível, o Estado está aqui para ajudar a cada um desses 853 chefes do Executivo. Juntos, independentemente do partido de cada um, poderemos construir um mutirão para levar Minas de volta ao patamar de onde nunca deveria ter saído, colocando o cidadão em primeiro plano. Afinal, os políticos eleitos devem sempre lembrar que a prioridade é o cidadão e que só chegaram até aqui porque a população depositou sua confiança nas urnas. Confiança esta que não pode ser quebrada em hipótese alguma.

Em parceria, lutando lado a lado, poderemos atrair empresas dos mais diversos segmentos para o nosso Estado e desenvolver regiões inteiras, com geração de emprego e renda, que refletem diretamente em arrecadação fiscal. Juntos, podemos construir um círculo virtuoso, que culminará na aplicação certeira de políticas públicas capazes de impulsionar cada vez mais o nosso Estado e o nosso povo. E são necessárias sabedoria e, principalmente, honestidade para reinvestir esse dinheiro nas nossas cidades. Parabéns a todos pela vitória e vamos, juntos, recuperar a nossa Minas Gerais!

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!