Igor Eto

Vacina Solidária

Estado, prefeituras e sociedade civil unidos contra a fome


Publicado em 12 de maio de 2021 | 03:00
 
 
 
normal

Em um momento tão crítico e único como o que estamos vivendo na pandemia, é preciso fazer sempre mais pelo outro e olhar além do nosso universo. Mais do que nunca, é necessário darmos as mãos, mesmo que simbolicamente, e nos solidarizarmos com as dores do nosso povo.

Com a chegada do coronavírus, que mudou a vida de todos nós e trouxe consequências nos vários âmbitos, seja federal ou municipal, pessoal ou profissional, vimos a cada dia aumentar o número de famílias em insegurança alimentar. As pessoas estão passando fome.

Mais de 116,8 milhões de brasileiros, ou seja, mais da metade do país, não sabem se terão alimento de qualidade ou, sequer, se terão o que comer no dia seguinte devido à pandemia, conforme recente pesquisa da Rede Penssan. O cenário é de guerra, e é absolutamente necessário que iniciativas sejam criadas para ajudar a camada mais pobre da população a atravessar esse momento de dor e tristeza.

Assim, por acreditarmos na solidariedade que permeia a população mineira e na união de forças, o governo do Estado de Minas Gerais lançou a campanha “Vacina Solidária”. O objetivo é incentivar os mineiros a combater, de forma participativa, um dos maiores problemas que assola o nosso povo: a fome.

Realizada por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Associação Mineira de Municípios (AMM), nossa parceira em vários projetos, a campanha une Estado e prefeituras na arrecadação de alimentos não perecíveis para famílias que estão na faixa de extrema pobreza, em situação de vulnerabilidade social. A arrecadação acontecerá por meio da mobilização voluntária de quem que vai receber as doses das vacinas contra a Covid-19 nas cidades que aderirem à “Vacina Solidária”.

A participação é absolutamente espontânea e tem como finalidade sensibilizar a população a doar 1 kg de alimento não perecível quando for se vacinar. Toda a arrecadação e distribuição será realizada pelo próprio município. Ao Estado, caberá a divulgação da campanha e a disponibilização de materiais de divulgação.

A “Vacina Solidária” é destinada apenas às pessoas que vão aos postos nas datas previstas para receber uma das doses da vacina, com o intuito de evitar o deslocamento e a consequente aglomeração.

Convido, portanto, os 853 prefeitos de Minas Gerais a entrar conosco nessa luta e os cidadãos a doar os alimentos. Informe-se na prefeitura de sua cidade ou acesse o site da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social para conferir os municípios participantes.

O momento requer empatia e junção de forças. É tempo de refletir sobre como simples ações podem gerar grandes e satisfatórios resultados. Juntos, Estado, prefeituras e sociedade civil, poderemos fazer bem mais pelo nosso povo. Abracemos essa campanha com o coração. Toda a ajuda nesse momento de fragilidade é bem-vinda. Façamos a nossa parte!

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!