Mudança de cenário

Indicação de Anastasia para o TCU abre caminho de Silveira no Senado

Candidato natural do partido, ex-governador liderava a corrida pela única vaga ao Senado nas eleições 2022

Por Thaís Mota
Publicado em 14 de dezembro de 2021 | 22:21
 
 
 
normal

A indicação de Antonio Anastasia (PSD-MG) para o Tribunal de Contas da União (TCU) deixa o caminho aberto para seu suplente, Alexandre Silveira (PSD-MG), concorrer ao Senado nas eleições de 2022. Atualmente, Silveira é diretor de Relações Institucionais do Senado e despacha diretamente com o presidente da Casa, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ele deve assumir o mandato já nos próximos dias e passará a ser o candidato natural do partido à reeleição. 

Até então, Anastasia era o candidato natural do partido a concorrer à única vaga em disputa no Senado pelo Estado no ano que vem. Além disso, apesar de ainda faltar quase um ano para as eleições, seu nome era o mais forte nessa corrida, conforme apontado em pesquisa DATATEMPO divulgada na semana passada.  O levantamento aponta Anastasia (PSD) como o primeiro colocado na disputa, liderando com 28,9% das intenções de voto no cenário estimulado - quando o nome dos possíveis candidatos são apresentados ao entrevistado. Em segundo lugar, aparece o nome do deputado federal Reginaldo Lopes (7,3%), enquanto Silveira apresenta apenas 2,1% das intenções de voto e ocupa a quinta posição. 

No entanto, a mesma pesquisa aponta que a disputa pelo Senado em Minas ainda está em aberto. Na pesquisa espontânea, nenhum candidato ultrapassou 1%. Anastasia foi citado por 0,8% dos entrevistados, seguido dos senadores Carlos Viana e Rodrigo Pacheco, ambos do PSD e com 0,6% - ambos fora da disputa porque estão no primeiro ciclo de seus mandatos que têm 8 anos.   

Isso pode ajudar Silveira, que contará ainda com o apoio de Pacheco - que agora também é seu colega de partido. Além disso, ele também conta com sua experiência na Câmara, onde foi deputado federal por dois mandatos (2007-2010 e 2011 a 2015), e sua atuação como secretário de Estado de Minas Gerais e diretor-geral do DNIT. 

Outros nomes  

Além de Silveira, outros nomes já são cotados para disputar o Senado em Minas. É o caso do deputado federal mais votado na última eleição, Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG), que deve ser o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Estado.  

Também já há outros nomes sendo cotados para o Senado, como o da vereadora Duda Salabert (PDT) ou do presidente do PDT em Minas, Mário Heringer; do deputado federal Reginaldo Lopes (PT). Na última pesquisa Datatempo também aparecem os nomes de Vanessa Portugal (PSTU), Kaká Menezes (Rede) e Marcelo Aro (PP).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!