Transferência

Investigação preliminar aponta que Garotinho se machucou sozinho

Ex-governador será transferido para presídio de segurança máxima; na cadeia de Benfica, agentes afirmam que Garotinho causa transtornos

Por Da Redação e Agência Estado
Publicado em 24 de novembro de 2017 | 18:32
 
 
 
normal

O juiz eleitoral tabelar Ralph Machado Manhães Junior autorizou a transferência do ex-governador Anthony Garotinho (PR) para um presídio de segurança máxima. Nesta sexta-feira (24) Garotinho alegou ter sido agredido a golpes de porrete na cadeia de Benfica, no Rio, para onde foi levado na quarta-feira (22) na Operação Caixa D’Água, por suspeita de propina de R$ 3 milhões da JBS.

Investigação preliminar apontou, no entanto, que ele teria se ‘autolesionado’ para forçar sua saída de Benfica.Ao autorizar a remoção de Garotinho, o juiz relatou que havia sido comunicado sobre o caso pelo juiz Guilherme Schilling, da Vara de Execuções Penais do Rio, e pelo Secretário Estadual de Administração Penitenciária, coronel Erir Ribeiro.

“Segundo agentes do SEAP, (Garotinho) estaria causando transtornos na Unidade Prisional onde se encontra, pois teria se autolesionado e afirmado, ainda, que as agressões sofridas foram realizadas por terceiros, tendo sido informado, outrossim, pela última autoridade que os vídeos da galeria onde se encontra o custodiado em questão não deixam dúvidas de que não ocorreu a conduta acima descrita, até porque o mesmo se encontrava em galeria vazia e cela individual, demonstrando ser totalmente duvidosa a versão dada pelo réu supramencionado”, anotou o juiz.

De acordo com a decisão do magistrado, Garotinho ‘deverá ser mantido em cela separada dos demais e garantida a sua segurança pelos órgãos competentes’.

Ralph Machado Manhães Junior afirmou que ‘o caso acima apontado é extremamente grave e merece a devida apuração, o que já está sendo realizado pelo juízo da Vara de Execuções Penais deste Estado’.

O magistrado determinou ‘que sejam imediatamente encaminhadas a este juízo as imagens do circuito interno do local da cela do réu Anthony Garotinho, tal como mencionado pelo Secretário Estadual
de Administração Penitenciária’.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!