Eleições 2022

Kassab diz ser ‘prematuro’ cravar plano C do PSD à Presidência da República

Eduardo Leite negou convite do PSD para trocar de partido e ser candidato à Presidência da República; antes, Rodrigo Pacheco havia recusado a mesma proposta

Por Lucyenne Landim
Publicado em 28 de março de 2022 | 13:15
 
 
 
normal

Com a recusa do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), de se filiar ao PSD para concorrer à Presidência da República, o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, admitiu buscar um novo nome para a disputa. Ele ressaltou, porém, que debates serão feitos e é “muito prematuro” cravar quem será o candidato.

“Eu acho que não se discute nomes agora porque é muito prematuro”, disse Kassab nesta segunda-feira (28), após evento do PSD em São Paulo. Ainda assim, ele dá como certo o plano de ter um candidato próprio do partido à Presidência.

“O PSD está muito tranquilo, teremos uma candidatura própria à Presidência da República. Assim como tivemos o momento do Rodrigo Pacheco, que foi discutido internamente no partido antes de apresentar o seu nome, depois tivemos o momento do Eduardo Leite, e agora vamos preparar o momento de uma nova candidatura que com certeza será apresentada”, disse.

Apesar de não cravar a nova escolha do partido, uma alternativa considerada pelo PSD é o ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung, que tem demonstrado empolgação com a possibilidade eleitoral.

A decisão de Leite foi comunicada a Kassab no domingo (27), e o presidente do PSD disse respeitar. “Nós vamos ter uma candidatura própria. Quero desejar boa sorte ao Eduardo Leite, ele é jovem, bem preparado. Não é fácil sua decisão de deixar um partido que ele está militando há tantos anos. Não é porque ele não aceitou o nosso convite que não vamos deixar de formular cumprimentos”, disse Kassab.

Leite foi o plano B do PSD. Antes, Kassab tentou convencer o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a se candidatar para chefiar o Palácio do Planalto. O senador, no entanto, recusou o convite, alegando que se dedicaria ao cargo legislativo.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!