CCJ

Kassio Nunes, indicado de Bolsonaro ao STF, é sabatinado no Senado nesta manhã

Cotado precisará da maioria absoluta dos votos dos senadores no plenário para sua nomeação ser confirmada

Por Da redação
Publicado em 21 de outubro de 2020 | 08:53
 
 
 
normal

O desembargador Kassio Nunes Marques é sabatinado na manhã desta quarta-feira (21) por membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, o magistrado é cotado para a vaga do ministro Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF).

Os senadores poderão fazer perguntas ao indicado do presidente e, na sequência, decidem internamente, entre os membros da comissão e mediante votos secretos, se aprovam o nome. Se passar pelo crivo da CCJ, Kassio Nunes precisará da maioria absoluta dos votos dos senadores (41 dos 81) no plenário para que sua nomeação seja confirmada.

Há expectativa que ele seja perguntado sobre possíveis plágios por parte de Marques em sua dissertação de mestrado e em sua tese de doutorado em uma universidade portuguesa, além de um artigo para a a revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Para assumir uma vaga no STF, o candidato precisa ser maior de 35 anos e menor de 65 anos, ter 'reputação ilibada' e 'notório saber jurídico'.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!