Laura Serrano

Corrida do Saber

Investir na educação dos mineiros faz a diferença


Publicado em 28 de março de 2022 | 03:00
 
 
 
normal

Desde 2020, destino recursos de emendas parlamentares para a Corrida do Saber, premiação que criei com o objetivo de incentivar e promover a melhoria no desempenho da aprendizagem dos alunos mineiros. Nesse sentido, a Corrida do Saber seleciona, por meio de critérios técnicos e auditáveis, escolas públicas estaduais e municipais que atendam os anos iniciais do ensino fundamental por meio de suas notas nas avaliações externas de desempenho dos alunos, como Ideb e Proeb.

Recebemos mais de 1.050 inscrições nessas três edições da Corrida do Saber, das quais 99 escolas foram premiadas com indicações para obras e aquisição de mobiliários ou equipamentos escolares. Foram executadas obras importantes, como reformas na rede elétrica; construção de salas de informática, incluindo a aquisição de computadores e tablets; adequação e melhoria na infraestrutura de refeitórios; construção de quadras esportivas; reforma de banheiros, incluindo adequações para a acessibilidade dos espaços; dentre outros.

Ao longo desses três anos, aproximadamente R$ 11,4 milhões foram destinados para as escolas vencedoras, fazendo a diferença na vida de milhares de crianças. Importante destacar que esses mais de R$ 11 milhões não geraram resultados positivos de desempenho escolar apenas para as crianças das 99 escolas premiadas, mas sim para todos os estudantes das escolas inscritas em cada uma das edições, ao envidar esforços para melhoria da aprendizagem de seus alunos durante a competição. Isso gera mais resultados com o mesmo montante de recursos.

Das 288 inscrições recebidas no edital deste ano, 32 escolas vencedoras serão premiadas com recursos de minhas emendas parlamentares. As escolas foram ranqueadas de acordo com suas respectivas notas no Ideb, nas modalidades Melhor Escola (nota absoluta mais alta) e Melhores Evoluções (evolução da nota em relação à própria meta).

As escolas vencedoras pertencem a 16 Superintendências Regionais de Ensino distintas, fato que indica a capilaridade da Corrida do Saber e a possibilidade efetiva de atender as demandas de escolas localizadas em todas as regiões de Minas Gerais. Dentre elas, 13 serão premiadas com recursos para a aquisição de mobiliário ou equipamentos, e as outras 19, com verbas direcionadas para obras diversas nas escolas. Sempre que tecnicamente possível, a premiação atende o pedido das escolas no momento de inscrição. Afinal, ninguém melhor para indicar os investimentos prioritários necessários para a escola do que os que estão na ponta, no cotidiano da gestão e na vida da comunidade escolar.

É com muita alegria que parabenizo a Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, localizada em Ipatinga, pelo primeiro lugar na Corrida do Saber 2022 na categoria Melhor Escola, com nota do Ideb de 8,3. Parabéns à Escola Estadual Mestra Celina, situada em Turmalina, pelo primeiro lugar na Corrida do Saber 2022 na categoria Melhores Evoluções, apresentando evolução de 43,6% do Ideb em relação à sua meta prevista. A primeira escola será premiada com uma indicação para a aquisição de mobiliário ou equipamentos, enquanto a segunda será beneficiada com recursos para a construção de salas de aula.

A Corrida do Saber aplica ferramentas de gestão comumente utilizadas na iniciativa privada para aumentar a eficiência na melhoria da qualidade da educação pública. A Corrida do Saber é uma inovação na política, uma competição em que ganham não apenas os alunos das escolas premiadas, mas todos os estudantes das escolas que participam. Um círculo virtuoso de melhoria contínua, capaz de transformar a vida de milhares de crianças.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!