Laura Serrano

Eu apoio o fim de mordomias e privilégios para políticos

O exemplo arrasta

Por Laura Serrano
Publicado em 16 de janeiro de 2023 | 05:00
 
 
 
normal

Como parlamentar do Partido Novo e defensora do liberalismo, acredito que o dinheiro que sai do bolso dos cidadãos pagadores de impostos precisa ser gasto com responsabilidade. O Estado deve estar focado em garantir o acesso da população a serviços de qualidade em saúde, educação básica e segurança, deixando o mercado atuar nas demais áreas.

É por isso que um dos meus compromissos de mandato é o de cortar privilégios e mordomias. Não é papel do Estado fornecer aos parlamentares ajudas de custo como auxílio-paletó e auxílio-moradia, por exemplo. Assim, ao assumir o mandato em fevereiro de 2019, recusei tais privilégios.

Outra ação nesse sentido foi realizar uma economia de mandato muito mais robusta do que o montante de R$ 5 milhões em 4 anos prometido na campanha. Economizei mais de R$ 10 milhões de fevereiro de 2019 a janeiro de 2022. Alcancei a promessa de campanha em 23 meses de mandato, ou seja, em menos da metade do tempo, e sou a deputada mais econômica da história de Minas Gerais.

Ações parlamentares

Também estão incluídos nesse montante economizado a manutenção de uma equipe reduzida de gabinete, com menos da metade dos 23 assessores disponíveis para cada deputado estadual; o uso racional de verbas indenizatórias – recursos indenizados para despesas realizadas em razão de atividades inerentes ao mandato parlamentar – e de cotas de serviços – recursos destinados à serviços de telefonia, postagens, cartões, impressões e materiais de consumo; além da não utilização de gabinete adicional.

Com minha economia de recursos públicos, seria possível, por exemplo, adquirir 31 ambulâncias 4x4 de simples remoção. Posso citar ainda outros exemplos como: atender 63 Unidades Básicas de Saúde com novos equipamentos para atendimento aos pacientes; 55 projetos da Polícia Militar voltados para a prevenção à violência doméstica; implantar 3.800 sistemas de tratamento de esgoto em área rural; executar políticas públicas de melhoria habitacional e saneamento básico com geração de emprego e renda para 16 municípios; adquirir 63 kits de equipamento de informática para escolas estaduais de educação básica; construir 5 novas escolas; adquirir 38 veículos para transporte escolar; ou 28 caminhões compactadores.

Respeito ao cidadão

Destaco que essa economia não significa redução de resultados. Eu e minha equipe de gabinete atuamos com eficiência, responsabilidade e muito respeito ao cidadão, sempre com o foco de melhorar estruturalmente a vida dos mineiros. A chave do sucesso é aumento de produtividade por meio de boa gestão.

Pensando em implementar a melhor gestão possível em meu gabinete, lancei no primeiro ano de mandato o Plano de Gestão de Gabinete Parlamentar com as melhores práticas de gestão focadas em maior eficiência e eficácia no atingimento de resultados.

A Corrida do Saber – projeto totalmente inovador que visa destinar os recursos de emendas parlamentares para a educação básica com decisões totalmente respaldadas por critérios técnicos e auditáveis – também aplica ferramentas de gestão comumente utilizadas na iniciativa privada para aumentar a eficiência na melhoria da qualidade da educação pública.

Fazer mais com menos

Ações como essas mostram que é possível fazer mais com menos quando se atua com princípios e valores. Apesar dos imensos desafios enfrentados ao longo desses quatro anos, a destacar a pandemia da Covid-19 e suas profundas marcas na sociedade mineira, continuei focada nos propósitos que me levaram a participar da vida política. Trilhar o caminho da boa política é trabalhar pela população.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!