ELEIÇÕES 2022

Lula ‘sempre fez apologia à ignorância’, diz André Janones

Pré-candidato pelo Avante, porém, disse que em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, estará do lado oposto ao do presidente

Por Levy Guimarães
Publicado em 11 de julho de 2022 | 21:18
 
 
 
normal

Pré-candidato à presidência da República pelo Avante, o deputado federal André Janones disse, nesta segunda-feira (11), que o ex-presidente Lula (PT) tem “uma história de muita superação”, mas com uma “apologia à ignorância”.

Em entrevista ao portal G1, o presidenciável foi questionado sobre a Lei de Cotas e se disse favorável. Ele deu um exemplo pessoal, se classificando como uma “prova do investimento público em educação”, por ter estudado com o auxílio de bolsas.

Logo depois, traçou o que seria, segundo ele, uma diferença com Lula, que também teve origem humilde, mas não completou os estudos no ensino básico.

“Apesar de ter uma história de muita superação, sempre fez uma apologia à ignorância. Acho que essa é a grande herança ruim que a ascensão de Lula ao poder deixou para o povo brasileiro, porque fica parecendo que ‘ah, mas ele não precisou nem de uma universidade’. Como se isso teria dificultado a vida dele como presidente da República”, disse.

Na avaliação de Janones, independente da opinião sobre o governo do petista, “ele teria sido ainda melhor” se tivesse tido acesso ao ensino acadêmico.

No entanto, na mesma entrevista, André Janones foi perguntado quem apoiaria no caso de um eventual segundo turno entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que possuem grande vantagem em relação aos demais pré-candidatos.

O deputado evitou declarar apoio a um dos nomes, mas disse que estará do lado oposto ao de Bolsonaro, desde que o outro candidato se comprometa com pautas como a reforma tributária.

Com aproximadamente 2% das intenções de voto, André Janones aparece tecnicamente empatado com Simone Tebet (MDB) na quarta posição nas pesquisas. O deputado mineiro deve oficializar a candidatura no dia 23 de junho, em um evento marcado em Belo Horizonte. Ele não tem coligações formadas nem anunciou ainda um vice na chapa.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!