No Super N

Manifestação é direito constitucional, diz senador Carlos Viana

Senador falou sobre o direito à manifestação após ser perguntado sobre a participação do presidente da República em atos antidemocráticos

Por Isabella Melano
Publicado em 12 de junho de 2020 | 08:28
 
 
 
normal

Em entrevista ao Super N - 1ª Edição, durante a programação especial de aniversário da rádio Super, nesta sexta-feira (12) o senador Carlos Viana afirmou que a livre manifestação é um direito garantido pela Constituição. A afirmação veio após pergunta sobre a participação do presidente Jair Bolsonaro e de outros membros do governo em manifestações antidemocráticas e contra o Supremo Tribunal Federal (STF). 

“Qual a lei que diz que um Presidente da República não pode ir a uma manifestação? É isso que nós temos que entender. Não há crime cometido alí. No dia que se provar que há qualquer ato de improbidade medidas vão ser tomadas. Não é papel dos senadores ficar dando opinião”, disse.

Ainda segundo ele a função dele enquanto senador é promover equilíbrio entre os poderes. “Temos que aprimorar, evoluir e tomar cuidado na hora de se posicionar, mas não oprimir opiniões”, afirmou. 

Viana afirmou ainda que é a população quem decide se gosta ou não da opinião dos políticos e, faz isso na hora do voto.

Papel do jornalismo

Formado em jornalismo e pós-graduado em gestão estratégica de marketing pelo centro de pesquisas administrativas da UFMG falou sobre o papel do jornalismo na sociedade.

“É preciso refletir e deixar claro para o ouvinte quando se está dando uma notícia pura ou levando ela de forma opinativa. Mais que isso é importante ter cuidado na hora de opinar”, disse ele.

Segundo ele é preciso equilibrio, promover um debate e não simplesmente expor a opinião pessoal. “Cabe ao jornalismo o papel de evitar o radicalismo enquanto propõe o debate e a reflexão na sociedade”, afirmou ele.

Programação especial

Dia 12 de junho marca o aniversário de três anos da rádio Super. Em uma programação especial, cada programa terá três entrevistados.

No Super N - 1ª Edição, os entrevistados foram os senadores Carlos Viana, do PSD, Rodrigo Pacheco, do Democratas e o Senador Antônio Anastasia, também do PSD.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!