Nota

Após ataques, governo afirma que tomou ações para segurança da imprensa

No início da semana, empresas de comunicação decidiram suspender a cobertura jornalística no local por falta de segurança

Por Fransciny Alves
Publicado em 26 de maio de 2020 | 12:55
 
 
 
normal

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) divulgou nota, nesta terça-feira (26), dizendo que criou “as melhores condições possíveis” para o trabalho dos profissionais de imprensa e, também, um espaço reservado aos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Palácio da Alvorada. No início da semana, empresas de comunicação, como o grupo Globo e o jornal Folha de S.Paulo, decidiram suspender a cobertura jornalística no local por falta de segurança.

Apoiadores do presidente hostilizam diariamente jornalistas que esperam Bolsonaro na porta do local para conceder entrevistas. Na última segunda-feira (26), contudo, a situação ficou ainda mais insustentável. Repórteres, produtores, fotógrafos e cinegrafistas foram chamados de “lixo” e alguns militantes ameaçaram invandir o espaço reservado para o trabalho da imprensa. Mais uma vez, nada foi feito por parte do governo federal.

Em resposta a decisão dos veículos de imprensa, o GSI disse que avalia “ininterruptamente as condições de segurança dos locais onde o presidente esteja ou possa vir a estar”. E, que no Alvorada implementa as medidas necessárias e suficientes para garantir a segurança adequada.

Eles citam o registro e inspeção, com passagem por detector de metal; a separação física, por meio de gradis, das áreas destinadas ao público em geral e aos jornalistas; alocação de efetivo de agentes de segurança condizente com o público presente, mas que não se manifestam quando ocorrem esses episódios; orientação quanto à utilização de máscaras e manutenção de distanciamento adequado, o que também não é visto por parte de apoiadores.

O gabinete afirma ainda que algumas medidas mais restritivas deixaram de ser tomadas, sem sério prejuízo para a segurança, em atendimento à solicitação de integrantes da imprensa. A pasta, no entanto, não cita que ações que deixaram de ser  implementadas.

“O GSI entende e respeita os princípios de liberdade de expressão garantidos pela legislação vigente. Assim sendo, criou as melhores condições possíveis para o trabalho dos profissionais de imprensa e, também, um espaço reservado aos apoiadores do presidente. Continuaremos aperfeiçoando esse dispositivo, para que o local permaneça em condições de atender às expectativas de trabalho e de livre manifestação dos públicos distintos que, diariamente, comparecem ao Palácio da Alvorada”, diz trecho da nota.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!