A bancada mineira na Câmara Federal se reúne, na tarde desta quarta-feira (27), no Congresso, para formalizar um pedido de que o governo federal coloque as obras do metrô do Barreiro, em Belo Horizonte e Contagem, sejam contrapartidas na negociação pela renovação antecipada de concessões de contratos que envolvem o controle de ferrovias pelo país.
“Estamos assistindo essa tentativa de renovações de concessões por parte das empresas e do governo, e o que estamos alinhando é para que a contrapartida seja benéfica para Minas Gerais. A nossa ideia é que a própria empresa beneficiada com a continuidade do contrato da ferrovia seja a responsável por fazer as obras”, disse o deputado federal Diego Andrade (PSD-MG), coordenador da bancada mineira no Congresso.
Segundo ele, o pedido tenta sensibilizar o Planalto e o Ministério dos Transportes e Infraestrutura a incluir a contrapartida de investimentos em Minas. “Seria o mais justo a se fazer, basta o presidente dar o sinal e incluir a questão no contrato. A contrapartida precisa ficar em Minas”, argumentou Andrade.
Na segunda-feira, reportagem de O TEMPO mostrou que a Associação Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) poderia renovar uma concessão com a mineradora Vale pela ferrovia Minas-Vitória tendo, como contrapartida, o investimento na construção de uma outra ferrovia no Centro-Oeste.