Disputa

Deputada articula para ser a primeira presidente mulher da Câmara Federal

A eleição ocorre somente em fevereiro de 2021, mas as articulações já estão a todo vapor

Por Fransciny Alves
Publicado em 29 de julho de 2020 | 14:14
 
 
 
normal

A eleição para uma nova composição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados vai ocorrer somente em fevereiro do ano que vem, mas as articulações já estão a todo vapor. Entre os interessados na cadeira, está a deputada Soraya Santos (PL-RJ). Ela tenta, nos bastidores, viabilizar o nome com o intuito de ser a primeira presidente mulher do Legislativo. 

Ela, que cumpre o segundo mandato na Casa, hoje ocupa o cargo de primeira secretária da Mesa e já  foi ex-chefe da Secretaria da Mulher. Um dos encalços ela encontra no próprio bloco do qual faz parte. O Centrão é liderado por Arthur Lira (PP-AL), que já conta com apoio mesmo que informal do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para suceder Rodrigo Maia (DEM-RJ) no comando da  Câmara. 

Como a disputa ainda está longe, acredita-se que o nome de Lira pode se desidratar ao longo do caminho, abrindo espaço para outros parlamentares. No PL, Marcelo Ramos (AM) também está de olho na Presidência. Ele é conhecido por ser articulador e conseguiu, no ano passado, a presidência de duas comissões importantes: da Previdência e da prisão em segunda instância.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!