Clima tenso

Deputado e secretário de Meio Ambiente de MG batem boca em comissão

André Janones e Germano Vieira protagonizaram um início de bate-boca

Por Lucas Ragazzi
Publicado em 14 de fevereiro de 2019 | 14:42
 
 
 
normal

O deputado federal André Janones (Avante-MG) e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira, protagonizaram um início de bate-boca durante a Comissão Externa do Desastre de Brumadinho, na Câmara. Durante resposta do secretário, em que ele elencava ter um perfil técnico para ocupar o cargo, Janones rebateu.

"O seu conhecimento matou 300 pessoas", disse, das mesas do colegiado, o deputado. Germano replicou: "o senhor me respeite, me respeite". Janones continuou na discussão. "Você não dita a ordem aqui não, não tem o direito de querer impedir de ninguém a falar não, você serve ao sistema. Você é funcionário da Vale". 

Germano Vieira voltou a pedir respeito a Janones. O coordenador do colegiado, Zé Silva (SD-MG), pediu que os ânimos fossem acalmados. 

Antes da discussão, Germano esclarecia questões técnicas e passou, então, a rebater uma outra fala de Janones que havia o chamado de "moleque". "Tenho 37 anos, não sei se apareço moleque pra vocês. Deixo barba para parecer mais novo mas tenho cabelo branco. Não sou filiado a partido, não é meu perfil, não só contra quem é, mas não é minha vocação. Sou servidor de carreira, passei por processo seletivo. A equipe técnica do governador me entrevistou diversas vezes. O Brasil pediu pra valorizarmos a técnica, colocar nos cargos conhecimento daquilo da área. Passou da hora de carimbar pessoas por ser partido", disse.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!