Crise ambiental

Deputados querem que Globo responda por 'ameaças' da soberania da Amazônia

Parlamentares do PSL dizem que grupo se posiciona de forma contrária à proteção do território brasileiro

Por Fransciny Alves
Publicado em 02 de setembro de 2019 | 15:18
 
 
 
normal

Os dois deputados federais Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) e General Girão (PSL-RN) protocolaram na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara um requerimento um tanto inusitado. Os parlamentares querem que o presidente do Grupo Globo compareça à audiência pública para tratar sobre as ameaças nacionais e internacionais à soberania da Amazônia brasileira.

Na justificativa do requerimento, os parlamentares dizem que são “reprováveis” as recentes manifestações de agentes externos e internos “provocando” e até mesmo “sugerindo” intervenção internacional na região amazônica. Segundo eles, as declarações do presidente da França, Emmanuel Macron, de suspender os efeitos do acordo Mercosul foram fortemente “incitadas” pela mídia nacional e internacional “descomprometida com o país chegando a afrontar nossa soberania”.

“Convidamos o presidente do Grupo Globo para prestar explicações acerca das motivações desse grupo de comunicação ao se envolver diretamente em assuntos de segurança nacional, desinformando o público e mobilizando atores internos e externos (agentes políticos, partidos, sociedade civil, mídia internacional) a se posicionarem contrariamente à proteção do nosso território”, argumentam os políticos.

O requerimento precisa ser aprovado na Comissão de Relações Exteriores do Legislativo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!