Vencedores

Minas tem novo mapa político

As legendas maiores comemoram os melhores resultados eleitorais

Por Da Redação
Publicado em 06 de outubro de 2008 | 21:45
 
 
 

Na ponta do lápis, PSDB, PT e PMDB já comemoram os resultados das eleições 2008 em Minas Gerais. A euforia dos petistas está relacionada à recuperação de importantes colégios eleitorais. Já os tucanos e peemedebistas conseguiram eleger o maior números de prefeitos do Estado, mantendo a melhor a capilaridade, com representantes em municípios de todas as regiões de Minas.

No Vale do Aço reside o principal motivo da alegria petista. O partido recuperou o comando em Ipatinga - cidade considera reduto do partido, mas que em 2004 elegeu o peemedebista Sebastião Quintão. Chico Ferramenta , que já havia governado a cidade por três vezes, foi eleito anteontem.

Na região, o PT ainda reelegeu o prefeito de Coronel Fabriciano Chico Simões e em Caratinga conduziu à prefeitura João Bosco. Mas para além do Vale do Aço, o partido ainda recuperou a Prefeitura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, a de Governador Valadares, que está nas mãos de Bonifácio Mourão (PMDB), mas a partir de primeiro de janeiro de 2009 será comandada pela petista Elisa Costa.

O partido ainda conseguiu bom desempenho no Sul de Minas. Em Pouso Alegre, Agnaldo Perugini foi reconduzido à prefeitura. O mesmo aconteceu com Pompílio Canavez em Alfenas. Em Varginha, Eduardo Corujinha, que é o atual vice-prefeito, se elegeu prefeito. O PT ainda conseguiu reeleger a prefeita de Teófilo Otoni, Maria Jose Haueisen.

O partido ainda concorre, em segundo turno, em duas outra importantes cidades: Contagem, com a prefeita Marília Campos e em Juiz de Fora, com a ex-reitora Margarida Salomão.

Já para o PMDB, o melhor desempenho foi registrado em Uberaba, com a vitória do prefeito Anderson Adauto diante do deputado estadual Fahim Sawan ainda no primeiro turno. Ainda no Triângulo Mineiro, os peemedebistas estão no comando da administração de Ituiutaba, com Públio Chaves.

Mas o partido também conseguiu vitória expressiva em Barbacena, no Campos das Vertentes, onde Danuza Bias Fortes conseguiu tirar do poder o atual prefeito Martim Andrada. Os Andradas dominavam a política da cidade há décadas.

O PMDB concorre no segundo turno em Montes Claros com o deputado estadual Luiz Tadeu Leite, que enfrenta o atual prefeito Athos Avelino (PPS), e em Belo Horizonte, com o deputado federal Leonardo Quintão, que disputa com o candidato do PSB, Marcio Lacerda, que tem o apoio do prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel e do governador Aécio Neves. O PMDB tem o maior número de prefeitos no país.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!