Mudança de planos

Moro mantém agenda em BH mesmo após decisão do TRE que impede candidatura

Ex-ministro da Justiça está nesta quarta-feira (8) na capital para lançar movimento da sociedade civil que defende pautas da Lava Jato

Por O TEMPO
Publicado em 08 de junho de 2022 | 08:42
 
 
 
normal

Mesmo após o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE) anular a transferência do domicílio eleitoral de Sergio Moro (União Brasil) para o estado, o que impede a candidatura ao Senado, o ex-ministro da Justiça decidiu manter a agenda prevista em Belo Horizonte nesta quarta-feira (8). Na ocasião, o ex-juiz participa do lançamento do Movimento Organizado República e Ordem, no Hotel Mercure Savassi, região Centro-Sul da capital.

O movimento tem o objetivo de defender pautas oriundas da operação Lava Jato, como a prisão em segunda instância e o fim do foro privilegiado para a classe política. 

Porém, por conta da decisão, o ex-ministro cancelou as entrevistas que daria após o evento com apoiadores. Por conta da decisão do órgão, Moro segue na sequência para Brasília, onde vai discutir os rumos da candidatura. O caso ainda será julgado em última instância pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Já a palestra de Moro prevista no Instituto de Formação de Líderes (IFL-BH) para a noite desta quarta foi cancelada e será remarcada para os próximos meses.

Transferência de domicílio eleitoral para São Paulo rejeitado

Por quatro votos a dois, o TRE-SP decidiu o pedido de transferência eleitoral do ex-juiz para a capital paulista, o que impede a candidatura para o Senado ou qualquer outro cargo político no estado. O tribunal julgou o caso após recurso do diretório municipal do PT contra a aprovação da mudança de Curitiba (PR) para São Paulo. Conforme o documento apresentado pelo partido, Moro não possuí nenhum vínculo com a cidade e ainda teria entregado comprovante de residência com endereço de um hotel, na avenida Paulista.

A atual legislação eleitoral exige que para a transferência, são necessários pelo menos três meses de residência no novo local. O recurso do PT também apontou que Moro foi indicado para vice-presidente para um órgão partidário no Paraná dois meses antes de solicitar a mudança. Já a defesa argumentou que o ex-juiz atuou em São Paulo para uma consultoria americana, que segundo a decisão do TRE, aconteceu de forma virtual.

O movimento

Batizado com a sigla MORO, o Movimento Organizado República e Ordem está organizado atualmente em quatro estados: Minas Gerais, São Paulo, Paraíba e Bahia. Por estar em um estado estratégico para as eleições, Belo Horizonte seria a primeira capital do país a receber o ex-ministro para o lançamento da iniciativa.

Entre as pautas defendidas pelo movimento, estão ainda candidaturas com ficha e currículo limpos, fim da reeleição em todos os níveis, transparência total nos gastos do governo, combate ao crime e independência da Polícia Federal. O grupo também se prepara para apoiar candidatos que defendam os temas.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!